top of page

Ashwagandha para estresse, ansiedade, sono e mais benefícios

Saúde

 

Também conhecida como ginseng indiano, a ashwagandha tem sido usada na medicina alternativa da Índia há quase 3.000 anos como um tratamento que aumenta a capacidade de uma pessoa resistir, adaptar-se ou tornar-se resiliente de maneiras inespecíficas a estressores biológicos, físicos ou químicos ( 2 , 3 ).





Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente nos potenciais benefícios da Ashwagandha para a saúde, particularmente nas áreas de gestão do stress, função cognitiva e desempenho físico.


Você encontra diversas farmacêuticas que disponibiliza a ashwagandha em forma de capsulas de 500mg, em farmácias e sites especializados.


Withania somnifera (L.) Dunal é um arbusto perene cultivado em áreas tropicais e subtropicais da Ásia, África e Europa, popularmente conhecida como ashwagandha, A ashwagandha é comumente usada para redução do estresse e da ansiedade e para distúrbios cognitivos. (1,4 ).


Ashwagandha é um membro da família de ervas conhecidas como “adaptógenos” significa que ela é um fitonutriente que regula o metabolismo quando o corpo é perturbado por estresse físico ou mental e ajuda o corpo a se adaptar ao:


  • normalizar as funções do sistema,

  • desenvolver resistência a esse estresse futuro,

  • elevar o funcionamento do corpo a um nível superior de desempenho


Vários estudos sugeriram que a suplementação de Ashwagandha pode exibir atividade neuroprotetora, ser útil no transtorno obsessivo-compulsivo e exibir propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras e antibacterianas.


Ashwagandha é rica em fitoquímicos, incluindo lactonas esteróides (conhecidas como witanolidas) e alcalóides. (5)


Segundo revisão, vários estudos demonstram evidências sugerindo que a suplementação de Ashwagandha pode ser útil na infertilidade masculina, no tratamento anticancerígeno e antidiabético. Estudos também sugeriram que Ashwagandha pode exibir propriedades cardioprotetoras


Benefícios

 

Ashwagandha para estresse e ansiedade


Uma revisão sistemática de 2021 identificou sete estudos que investigam ashwagandha para tratar estresse e ansiedade, por 6 a 8 semanas, sendo que a dose variou de 240 a 1.250 mg/dia de extrato ou 6.000 mg de pó de raiz. (7).


No geral, os estudos descobriram que a ashwagandha reduziu significativamente os níveis de estresse e ansiedade (medidos subjetivamente por escalas de avaliação validadas), reduziu a insônia e a fadiga e reduziu os níveis séricos de cortisol (um hormônio do estresse), em comparação com o placebo. Os benefícios pareceram ser maiores com doses de 500 a 600 mg/dia em comparação com doses mais baixas. (8,9)


Na Universidade do Colorado, os participantes relataram aumento do bem-estar, incluindo uma sensação de calma, melhores níveis de energia, maior clareza mental e melhor qualidade do sono.(10, 11).


Ashwagandha para sono


A pesquisa é limitada, mas os resultados de alguns ensaios clínicos sugerem que os extratos de ashwagandha podem ajudar no sono.


Os participantes sem insônia que tomaram ashwagandha também relataram melhora no sono, mas não perceberam sintomas de ansiedade ou alerta mental ao acordar.


Os benefícios foram mais proeminentes quando a dose foi de 600 mg/dia e quando a duração do tratamento foi de pelo menos 8 semanas, e em participantes com insônia.(4,12, 13).


Efeitos neuroprotetores e anti neurodegenerativos da Ashwagandha


As doenças neurodegenerativas causam a destruição do sistema nervoso central, resultando em danos irreversíveis, como doença de Alzheimer, doença de Parkinson, e doença de Huntington, em uma revisão recente de vários estudos sobre uso da Ashwagandha foi observado que essa erva é muito promissora para tratamento dessas doenças.


Embora existam evidências que apoiam os potenciais usos terapêuticos da Ashwagandha, os mecanismos pelos quais ela exerce os seus efeitos ainda não são totalmente compreendidos.


Ganho de massa muscular com Ashwagandha


Um artigo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition relata que a suplementação de ashwagandha está associada a aumentos significativos na massa e força muscular e sugere que a suplementação de ashwagandha pode ser útil em conjunto com um programa de treinamento de resistência.


Ação anti-inflamatória / imunomoduladores da Ashwagandha


Devido às suas propriedades, Withania somnifera está sendo estudada para o tratamento de diversas doenças associadas à inflamação no organismo, como doenças cardiovasculares, pulmonares e autoimunes e diabete, câncer e doenças neurodegenerativas. Estudos pré-clínicos demonstraram a capacidade desta planta de regular a função mitocondrial e a apoptose e reduzir a inflamação, inibindo os marcadores inflamatórios.


Segurança da Ashwagandha


Nos estudos descritos acima e em muitos outros ensaios clínicos, a ashwagandha foi bem tolerada pelos participantes durante cerca de 3 meses de uso. Os efeitos colaterais comuns em algumas pessoas são leves e incluem dores de estômago, fezes moles, náuseas e sonolência ( 7 , 14 ). No entanto, faltam evidências sobre a segurança do uso prolongado de ashwagandha, durante muitos meses ou anos.


Existem alguns relatos de efeitos colaterais mais graves associados ao uso de ashwagandha, incluindo efeitos adversos na função hepática. Em um relato inicial de lesão hepática associada ao uso de ashwagandha após usar ashwagandha em combinação com vários ansiolíticos (15 ).


O uso de ashwagandha tem sido associado a lesões hepáticas agudas em outros relatos de casos de consumos de produtos combinados, contendo ashwagandha e outros ingredientes.(17, 18, 19,16)


Algumas pesquisas em ratos e humanos sugerem que ashwagandha pode afetar a função da tireoide. O que sugere que a ashwagandha pode interagir com medicamentos hormonais da tireoide. Ashwagandha também pode interagir com outros medicamentos, incluindo medicamentos antidiabéticos, anti-hipertensivos, imunossupressores e sedativos (20, 21, 22,23,24)


Os especialistas desaconselham o uso de ashwagandha por mulheres grávidas porque pode ter o potencial de causar aborto espontâneo e por quem está amamentando (24).


O uso de Ashwagandha também pode aumentar os níveis de testosterona, portanto, de acordo com especialistas, pode não ser seguro para pessoas com câncer de próstata sensível a hormônios (6 ,7, 27, 28, 29, 30, 31,32 )


Advertências no uso da Ashwagandha


Pacientes que fazem uso de suplementos que atuam no GABA e Inibidores da Recaptação de Serotonina (ISRS) devem consumir Ashwagandha sob supervisão do médico e/ou nutricionista.


Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem fazer uso do produto. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.



Conclusão


Ashwagandha é uma erva que tem sido usado há séculos na medicina alternativa tradicional, particularmente na Índia. Ao longo dos anos, foram realizadas pesquisas para investigar os vários efeitos da Ashwagandha, que mostram múltiplos efeitos benéficos para saúde.


É importante notar que a investigação sobre Ashwagandha está em curso, e são necessários mais estudos para confirmar os seus potenciais usos terapêuticos e para determinar as doses e durações ideais de utilização para cada condição.


 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.


Você nem imagina
o valor que você tem

 Gratuito 

Torne-se membro

Sucesso! Mensagem recebida.

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube ícone social
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page