Saúde
Você já pensou que seus utensílios de cozinha podem ser tóxicos?
Isso mesmo os produtos que você usa para cozinhar alimentos saudáveis diariamente podem estar arruinando sua saúde com toxinas!
Vivemos na era da conveniência.
Não queremos perder tempo com nada, derreter um pouco de manteiga ou óleo de coco nas panelas para a comida não grudar é perda de tempo , então optamos por panelas antiaderentes.
Alguns utensílios de cozinha mais populares e amplamente utilizadas são os antiaderentes.
Também conhecidos por conterem uma substância química que tem sido associada a grandes problemas de saúde, incluindo câncer. (estudo 1 , estudo 2) . Mas não são só os antiaderentes.
Você vai concordar que usar panelas toxicas para cozinhar alimentos saudáveis simplesmente não faz sentido.
Você pode estar sendo envenenado por seus utensílios de cozinha diariamente sem saber.
Conheça um pouco sobre as panelas toxica e as mais seguras para seu lar.
Entendendo o assunto
Por exemplo, usar panelas e frigideiras antiaderentes podem colocar sua saúde em risco pois a camada antiaderente quase sempre contêm um produto químico sintético chamado ácido perfluorooctanóico, também conhecido como PFOA ou C8.
De acordo com a American Câncer Society, “o PFOA tem o potencial de ser um problema de saúde porque pode permanecer no meio ambiente e no corpo humano por longos períodos de tempo.
Estudos descobriram que está presente em todo o mundo, em níveis muito baixos, no sangue de quase todas as pessoas.
Os estudos em animais também apresentaram uma ligação entre a exposição ao PFOA e o desenvolvimento de câncer. ( estudo3 )
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), “Em animais de laboratório que recebem grandes quantidades, o PFOA pode afetar até mesmos o crescimento e o desenvolvimento, a reprodução e causar danos ao fígado”.
Estamos falando também sobre algumas outras repercussões muito sérias à saúde, incluindo danos ao fígado, infertilidade e atrasos no crescimento e desenvolvimento. ( estudo4 )
Você pode pensar que será muito custoso se livrar de seus utensílios de cozinha e substituí-los. Mas pense bem e considere problemas de saúde graves associados e custosos de tratamentos
6 perigos reais para a saúde
Estas são algumas das opções de panelas mais perigosas que infelizmente não são divulgadas por ai (estudo 5 , estudo6 )
Veja
Em apenas dois a cinco minutos em um fogão convencional, panelas antiaderentes contendo perfluoroquímicos podem exceder as temperaturas que causam a quebra de seu revestimento e, consequentemente, a liberação de partículas tóxicas e gases associados à morte de pássaros e doenças humanas, de acordo com testes encomendados pela Environmental Grupo de Trabalho (EWG).
As panelas de alumínio são conhecidas por serem altamente reativas e contaminar os alimentos. Eu evitaria panelas com qualquer tipo de alumínio como superfície de cozimento, incluindo alumínio anodizado antiaderente e alumínio antiaderente de cerâmica.
Também foi demonstrado que assadeiras de metal salpicado e frigideiras de ferro fundido esmaltado lixiviam o alumínio. ( estudo6 )
A panela de silicone é uma borracha sintética feita de silicone e oxigênio aglutinados. É aprovado pelo FDA e muitas pessoas o consideram seguro, mas, não há pesquisas científicas suficientes para confirmar com certeza se o silicone pode ou não vazar dos utensílios de cozinha e possivelmente contaminar os alimentos.
Lixiviação é a extração ou solubilização dos constituintes químicos
As consequencias
Panelas tóxicas feitas de materiais como esses podem levar a todos os tipos de problemas de saúde graves, incluindo:
1. Atrasos no desenvolvimento infantil
De acordo com um estudo da UCLA liderado por Chunyuan Fei, a exposição pré-natal ao perfluorooctanoato (PFOA) e perfluorooctanossulfonato (PFOS) foi associada a atrasos no desenvolvimento infantil.
O estudo descobriu que mães com níveis mais altos de PFOAs no sangue têm crianças pequenas e bebês com menor probabilidade de atingir marcos de desenvolvimento precocemente. (estudo 7 )
2. Colesterol alto
A pesquisa mostrou que os produtos químicos usados para fazer panelas antiaderentes podem causar alguns problemas graves de saúde.
Por exemplo, o colesterol alto agora foi associado a produtos químicos em utensílios de cozinha. Um estudo com 12.000 crianças que vivem em Ohio e West Virginia foram testados para os níveis sanguíneos de PFOA e PFOS (os dois produtos químicos comumente encontrados em utensílios de cozinha antiaderentes).
Os pesquisadores observaram que as crianças com os níveis mais altos desses dois produtos químicos tóxicos também eram mais propensas a ter níveis anormalmente elevados de colesterol total e colesterol LDL “ruim”. ( estudo8 )
3. Neurotoxicidade
O alumínio é frequentemente usado em panelas porque é capaz de conduzir o calor rapidamente. Parece bom? O alumínio pode lixiviar com muita facilidade, especialmente quando exposto ao calor e / ou alimentos ácidos.
De acordo com a Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças,
Comer grandes quantidades de alimentos processados contendo aditivos de alumínio ou cozinhar frequentemente alimentos ácidos em panelas de alumínio pode expor uma pessoa a níveis mais elevados de alumínio sendo que essa exposição não acontece em uma pessoa que geralmente consome alimentos não processados e usa potes feitos de outros materiais (por exemplo, aço inoxidável ou vidro) não. (estudo 9 )
A relação controversa do alumínio com a doença de Alzheimer resultou em muitos estudos científicos avaliando uma possível relação entre o acúmulo de alumínio no corpo e a neurotoxicidade. ( estudo10 )
Por segurança, evite utensílios de cozinha de alumínio, incluindo alumínio anodizado antiaderente e alumínio antiaderente de cerâmica. E, panelas de metal salpicado e frigideiras esmaltado também lixiviam o alumínio.
4. Problemas de tireoide, inflamação do fígado e sistema imunológico enfraquecido
Existem algumas razões fortes para evitar panelas antiaderentes que contenham perfluoroquímicos que podem ser lixiviados para os alimentos que você ingere. ( estudo11 )
De acordo com o EWG, “os perfluorquímicos estão associados a menor peso e tamanho ao nascer em bebês recém-nascidos, colesterol elevado, níveis anormais de hormônio da tireoide, inflamação do fígado e defesa imunológica mais fraca contra doenças”. ( estudo 12 )
5. Alergias e sintomas semelhantes aos da gripe
De acordo com Olga Naidenko, uma cientista sênior do EWG, as panelas antiaderentes podem produzir gases tóxicos que podem criar alergias e sintomas semelhantes aos da gripe para os usuários. ( estudo13 )
6. Câncer
Se essa lista já não era ruim o suficiente, o câncer também deve ser incluído.
A pesquisa científica está demonstrando uma possível ligação entre o PFOA e o câncer.
Estudos em animais de laboratório descobriram que a exposição ao PFOA aumenta o risco de certos tumores do fígado, testículos, glândulas mamárias (seios) e pâncreas nesses animais.
Em geral, estudos bem conduzidos em animais fazem um bom trabalho ao prever quais exposições causam câncer nas pessoas. ( estudo14 )
4 melhores tipos de utensílios de cozinha não tóxicos
Depois de toda essa lista de risco ter que lavar a panela grudada depois da refeição não será algo tão pesaroso assim.
Opte por qualquer um dos seguintes tipos de utensílios de cozinha e comece a cozinhar sem medo sabendo que está protegendo seus entes queridos de mais uma das muitas toxinas perigosas em nossos ambientes hoje.
Essas escolhas de utensílios de cozinha testados e comprovados resistiram ao teste do tempo
Essas quatro categorias de utensílios de cozinha não tóxicos:
1. Ferro Fundido
Se você voltar 100 anos atrás, verá que a maioria das pessoas usava diariamente utensílios de cozinha não tóxicos na forma de potes e panelas de ferro fundido.
Os utensílios de cozinha de ferro fundido são os favoritos à moda antiga e muitos especialistas em saúde concordam ser uma das opções de cozinha mais seguras disponíveis.
Este tipo está no topo das listas de utensílios de cozinha não tóxicos o tempo todo.
O ferro fundido retém o calor extremamente bem, por isso você pode usar uma configuração de fogo mais baixo, sendo uma maneira fácil de evitar que os alimentos grudem em uma panela ou frigideira.
As panelas de ferro fundido também podem suportar temperaturas muito mais altas do que as panelas antiaderentes, portanto, você pode usá-las no fogão ou no forno. (estudo15)
As panelas de ferro fundido sem PFOA e PTFE não contem nenhum outro produto químico. Mas existe uma substância que pode acabar na sua comida com este tipo de panela: o ferro!
O interessante é que é muito comum lutar contra a deficiência de ferro e cozinhar com ferro fundido é, na verdade, uma maneira natural de aumentar os níveis de ferro no seu organismo
.
As únicas pessoas que não gostariam de cozinhar com ferro fundido com muita frequência são pessoas com reservas de ferro muito altas.
Se você comprar uma panela nova deve fazer o processo de temperar a panela:
Para isso basta aplicar uma camada muito leve de um óleo de alto ponto de fumaça, como óleo de abacate, na superfície da panela quando estiver limpa e, de preferência, um pouco quente.
Cada vez que você usar sua panela de ferro fundido, certifique-se de untá-la após a limpeza para manter uma superfície de cozimento ideal sem ferrugem.
2. Aço Inoxidável
E o aço inoxidável é seguro? Com o ferro fundido, é frequentemente considerado uma das opções de panelas não tóxicas mais seguras.
Os utensílios verdadeiros de aço inoxidável de alta qualidade são a solução perfeita para muitas das suas necessidades na cozinha porque são feitos para resistir à lixiviação perigosas.
Este material de panela pode resistir à corrosão — daí seu nome “aço inoxidável”. Ele também não vai descascar e acabar na comida da mesma forma que os produtos antiaderentes podem.
Porém, existem tantos tipos de aço inoxidável, então, em primeiro lugar, certifique-se de comprar utensílios de cozinha feitos com uma versão de aço inoxidável para alimentos, no mínimo.
O aço inoxidável é uma mistura de metal, incluindo carbono, cromo, níquel e / ou manganês. Os aços inoxidáveis para alimentos incluem 304, 316 e 430. Há também a especificação de aço inoxidável 18/8, 18/10 ou 18/0.
O primeiro número especifica a porcentagem de cromo e o segundo número é a quantidade de níquel. Na verdade, o níquel torna o aço inoxidável ainda mais resistente à ferrugem ou corrosão, mas algumas pessoas estão preocupadas com a lixiviação do níquel do aço inoxidável, então preste atenção a esses números se estiver preocupado com o conteúdo de níquel em suas panelas de aço inoxidável. (estudo16)
No entanto, se as panelas de aço inoxidável forem limpas de maneira agressiva com materiais de limpeza abrasivos, isso pode resultar em danos ao revestimento. Uma vez danificado, não é mais tão saudável para um dispositivo de cozinha porque a lixiviação de metais torna-se possível.
Tome cuidado para não limpar o aço inoxidável com muita força e jogue fora quaisquer panelas de aço inoxidável com superfícies de cozimento danificadas. (estudo17)
3. Vidro
As panelas de vidro não são apenas atóxicas e amigáveis ao meio ambiente, mas também são muito duráveis.
É outra opção para reduzir o uso de utensílios de cozinha contendo substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) ou produtos químicos altamente fluorados.
Esses compostos perigosos são adicionados a roupas, móveis, carpetes, utensílios de cozinha e muito mais para torná-los antiaderentes, à prova d'água e / ou resistentes a manchas, portanto, preste atenção com eles em seus utensílios de cozinha e em outras partes da casa. (estudo18)
Para um cozimento mais seguro, o EWG recomenda vidro próprio para forno, assim como utensílios de cozinha de ferro fundido e aço inoxidável. (estudo19)
Para armazenar alimentos, os recipientes de vidro também são uma opção muito mais saudável do que os de plástico e usar o vidro é uma maneira inteligente de evitar os efeitos tóxicos do BPA. Os plásticos podem conter BPA, tóxicos também
4. Cobre
O cobre se enquadra em uma categoria intermediária quando se trata dos melhores utensílios de cozinha não tóxicos.
Embora possa ser mais seguro do que outras opções, o risco de usar utensílios de cozinha 100 por cento de cobre é que pode levar a um consumo excessivo de cobre.
Muitas dietas são pobres em cobre e é possível ter uma deficiência de cobre, especialmente se você sofre de um distúrbio digestivo que geralmente prejudica a absorção de nutrientes. Neste caso o uso desse tipo de panela é interessante.
A toxicidade do cobre proveniente de panelas de cobre é improvável, mas se você quiser evitar completamente a ingestão de cobre , não deve escolher utensílios de cozinha 100 por cento de cobre. (estudo 20 )
É comum encontrar panelas de cobre que, na verdade sejam de cobre por fora (ótimo para conduzir calor), mas com um forro de aço inoxidável não reativo por dentro, para você obter o melhor dos dois materiais.
As panelas de cobre mais antigas podem ter um revestimento de estanho ou níquel e não devem ser usadas para cozinhar.
E as “Panelas Verdes”?
Há uma série de marcas que você verá ao fazer pesquisas de utensílios de cozinha não tóxicos chamadas panelas verdes.
Algumas dessas novas linhas “verdes” aparentemente surgiram com maneiras mais saudáveis de tornar os utensílios de cozinha antiaderentes.
Marcas como GreenLife e Green Pan cookware, usam uma camada antiaderente de cerâmica derivada da areia chamada Thermolon. Há também o Ozeri Green Earth, que usa um revestimento antiaderente chamado Greblon que não contém PFOA ou PTFE.
Panelas Xtrema é outro nome que surge e esta é uma linha de panelas de cerâmica. Os produtos da Xtrema foram considerados “não lixiviados” por um laboratório independente.
A Ceramcor fabrica a linha de utensílios de cozinha Xtrema, que diz ser feita de “uma fórmula única de argila cerâmica que é 100% natural”. Os produtos de panelas Xtrema também são considerados livres de chumbo, cádmio e metais pesados tóxicos, livres de PFOA e PTFE, sem arranhões, não tóxicos e não metálicos. ( estudo21 , estudo 22 )
O conceito de panelas de cerâmica antiaderentes cai na “zona desconhecida”. Alguns são conhecidos por conter nano partículas, partículas minúsculas e invisíveis com a capacidade de penetrar na pele e cruzar a barreira hematoencefálica.
Como os OGM, as nano partículas projetadas estão nos produtos nas prateleiras das lojas hoje e muitas vezes nem percebemos. Conforme um artigo científico publicado na revista Environmental Health Perspectives, “produtos habilitados para nanotecnologia estão proliferando silenciosamente nas prateleiras das lojas, apesar das incômodas questões sobre a segurança das nanopartículas sintéticas e os produtos que as contêm”. (estudo23)
Produtos com as nano partículas continuam a aparecer em todos os tipos de produtos, incluindo utensílios de cozinha, alimentos e cosméticos.
Phil Landrigan, MD, professor e presidente da comunidade e medicina preventiva em Mt. O Sinai Hospital, aponta que as empresas estão incluindo nano partículas em suas formulações, embora os dados emergentes sugiram que as nano partículas podem produzir efeitos tóxicos devido à sua capacidade de entrar nas células do corpo. (estudo24)
O problema é que não temos estudos de longo prazo mostrando como a nano cerâmica pode impactar a saúde humana e não seria a primeira vez que algo estaria disponível para os consumidores antes de realmente sabermos se era seguro.
Sendo assim, ainda é mais seguro utensílios de cozinha mais tradicionais, como ferro fundido.
Se você está na dúvida se alguma marca de utensílios de cozinha contém nano partículas, pesquise, pergunte entre em contato com a empresa que os fabrica e questione.
Você tem o direito de saber o que contém os utensílios de cozinha que está comprando ou já possui! Se você não se sentir confortável com a presença de um determinado material em sua panela, é importante fazer sua lição de casa e ir diretamente ao fabricante de uma panela em particular.
Analisar as avaliações de utensílios de cozinha de terceiros também é sempre uma ideia inteligente.
Considerações finais
Se você está com orçamento curto comece gradualmente, uma a uma, mas, o mais rápido que você puder. Sua saúde e a de seus familiares agradecerão.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Fonte de Informação Dr Axe
Comments