Comportamento
Uma pessoa que pensa com clareza é uma pessoa mais tranquila, que tem mais controle sobre suas atitudes e consequentemente tem escolhas mais conscientes, afinal nossas ações são antecedidas de nossos pensamentos.
O controle do que pensamos é indispensável para controle das nossas atitudes,
Sabe aquela imagem de antigamente, pessoas nas ruas vendo a vida passar, simplesmente olhando para um nada, só pensando na própria vida, praticando aquele ócio criativo, pois é, não vemos mais
Hoje a maior parte do tempo os dias transcorrem e nem vemos passar, é como se fôssemos verdadeiras maquinas de uma linha de produção.
Se não pararmos para pensar revendo as experiências diárias, o que chamamos de exame de consciência, não há reavaliações do que aconteceu, das ações, reações, se poderia ter sido feito de outro modo, enfim não há espaço para arrependimento, e sabe de uma coisa, todos nós precisamos reconhecer nossos erros, corrigi-los e estarmos abertos as mudanças.
E nessa abstração diária, a narrativa da nossa vida vai se tornando cada vez mais embolada dentro da nossa própria cabeça
Quanto mais desembaraçados, claros e fluidos são os pensamentos, mais decisões e ações certeiras teremos. Afinal, pensar com clareza antes de tomar qualquer atitude diminui a chance de erros
Veja que trágico, toda essa falta de organização não apenas traz confusão nos pensamentos, mas também influência a tomada de atitudes, decisões superficiais sem explorar quais seriam as possíveis consequências que isso trará
Frequentemente o resultado de uma vida que se transcorre de forma confusa justamente por falta deste processo contínuo de contemplação / reflexão é atitude impensada e altamente comprometedora.
Quantos casos de divorciados arrependidos eu e você já ouvimos.
Quantas mulheres, por exemplo,passam por discussão dentro de seus relacionamentos e não pensam a respeito, simplesmente tocam a vida mergulhando nas redes sociais em site de roupa se atolando em compras ou qualquer outra coisa abafando dentro de si aquilo em vez de encarar a situação e poder concluir quais são os sentimentos, quais necessidades de mudança, o que esta por trás desta situação.
Fingir que nada aconteceu, sem o enfrentamento, só piora e acumula confusão, tornando a vida mais embolada porque não consegue entender os sentimentos de forma racional
O individuo que vive apenas baseado em emoções e sentimentos vive em uma montanha-russa, pois é a lógica ordenadora que coloca o indivíduo no eixo, deixando-o mais consciente. Não é de ficar surpreso a quantidade de pessoas ansiosas e sofrendo.
A ordem se reflete tanto na saúde emocional como física, você vai se surpreender com o poder dos pensamentos organizado, valem tanto como uma boa terapia
Ma como podemos ver a organização dos pensamentos?
Como organizar os pensamentos
A clareza dos próprios pensamentos é indispensável. Essa descoberta não é recente, inúmeros experimentos psicológicos já demonstraram isso.
2. Contemplação /Reflexão
O ato de refletir com profundidade não é natural nem tão comum, Especialmente nos dias atuais com esse turbilhão de possibilidades de afogamento dos nossos raciocínios mais complexos
Comece diminuir a rede social, colocar temporizador de uso das redes sociais, estabeleça rotina de "fechar a porta", um momento a sós com você mesmo, nem que seja cinco minutos do seu dia, agradeça a Deus pela vida e faça retrospectiva dos acontecimentos do dia.
2. Escrever é uma terapia
Um desses experimentos aconteceu na década de 80, o professor de Psicologia James Pennebaker ( Jornal ) conduziu um teste no qual grupos de pessoas escreveram por quatro dias consecutivos sobre o maior trauma de suas vidas, isto inclusive é dito num livro chamado Abra seu coração
É bem interessante os resultados desta pesquisa desenvolvida por James Pennebaker nos Estados Unidos, estudantes foram convidados, eram pessoas com traumas profundos de abuso sexual, de violência doméstica, casos de violência doméstica e assim por diante.
Essas pessoas eram convidadas a escrever sobre estes traumas por quatro dias seguidos de maneira muito aberta realmente colocando tudo que viesse à própria cabeça ali o professor e sua equipe descobriu que os alunos aleatoriamente designados para escrever sobre traumas por 4 dias, 15 minutos por dia, acabaram indo ao centro de saúde estudantil nos 6 meses seguintes em cerca de metade da taxa dos alunos na condição de controle é como se suas feridas se fechassem com mais rapidez do que aquelas dos grupos os quais escreveram sobre assuntos neutros então algumas pessoas foram.
PennerBaker abriu as portas para o emprego da escrita expressiva na chamada psico imagens
o fato de a pessoa precisar parar um minuto, enfrentar o assunto de forma concentrada e escolher as palavras para transcrever suas ideias faz com que ela encontre cura mais rapidamente
A velha, mas mais atual do que nunca, dica de ter um diário pode ajudar e muito
2. Falar/ conversar profundamente
Para nós mulheres é essencial falar, verbalizar o que estamos sentindo, mas, na verdade, todos precisamos de conversas profundas.
Quem faz terapia já percebeu o terapeuta não fala nada, você é quem fala, e ao falar você diz "Agora eu entendi" esse é o poder da palavra.
No grego a palavra "palavra" é "Logos" e Logos significa tanto inteligência como razão (racionalidade), o caminho para inteligência, para razão, para racionalidade e a própria palavra a palavra tem esse poder ordenador
O hábito de contemplar honestamente a si e o mundo ao redor, refletir sobre essa
contemplação e verbalizar nos farão mais naturalmente mais ordenados
Tenha alguém de confiança e mais experiente com quem você possa se abrir. Como
C.S Lewis cita brilhantemente em seu livro os quatro amores:
"A Amizade é desnecessária - como a filosofia, como a arte, como o próprio universo (pois Deus não precisava criar). Ela não tem valor de sobrevivência; ela é, antes, uma das coisas que dão valor à sobrevivência."
3. Organize seu quarto
O psicologo canadense Jordan Peterson em seu best-seller −12 regras para vida- enfatiza o valor do ambiente organizado, uma disciplina ou um passo em direção à organização interna.
Comece pelo seu quarto!
4. A disciplina
Ser disciplinado é pouco enfatizado, principalmente em nossa era digital com recompensas a toda hora disponíveis, mas é extremamente enriquecedor para nossa mente.
E o que é disciplina é controle das nossas faculdades e conduta para manter na direção a uma meta.
Dependendo da estrutura do nosso córtex pré-frontal, podemos achar mais fácil ou mais complexo manter o autocontrole. Independentemente disso, é uma habilidade que pode ser dominada e fortalecida tomando decisões sábias e saudáveis.
Para desenvolver a disciplina comece estabelecendo rotinas e seguindo -as. Atividades que estimulam o cérebro: também são eficientes, incluindo leitura de bons livros, exercícios físicos, dormir o suficiente e ter uma dieta saudável
O resultado
Sem dúvida é indispensável ordenar seus pensamentos com frequência, isso faz com que o seu cérebro treine a clareza e a linearidade do raciocínio que por sua vez o fará tomar decisões e fazer escolhas melhores.
Termino com a frase da professora Lara Brenner: "A palavra é ordenadora e a ordem nos faz bem".
Comments