Imagem pessoal
A mensagem por trás da roupa
Nossa imagem é a primeira impressão que deixamos. A escolha de uma roupa pode influenciar fortemente a impressão que você transmite, portanto, é uma ferramenta de comunicação poderosa, já falamos isso em post anterior.
Nesta série estamos mostrando a importância do vestir, imagem pessoal e marca pessoal, no post de hoje você vai ver como usar essa ferramenta
Então, como você pode chegar mais perto de sua dessa primeira impressão ideal? Preparamos um guia baseado na opinião de especialista para cada tipo de impressão com a psicologia da moda e como você pode obter mais dela.
Veja também A importância do vestir e O que é assinatura visual
Esse guia utiliza-se da aplicação de estilos, caimento, psicologia das cores e marcas, para você poder construir a imagem pessoal que deseja.
Estilo:
Para definir o estilo vamos nos concentrar nos Acessórios — para homens e mulheres, eles podem mudar completamente uma roupa.
De sapatos a relógios, lenços e chapéus, são maneiras fáceis de mudar a impressão de seu estilo.
Ajuste ou caimento:
O modo como você ajusta suas roupas e o formato delas afetam a forma como as pessoas o veem. Você precisa ficar atento, por exemplo, roupas muitas largas e sem formas sempre vão dar um ar mais descontraído, casual sem seriedade. Então o corte e o ajuste influenciam muito.
Marcas:
Algumas marcas têm corte e tamanho que se adéquam perfeitamente ao corpo de alguns, se você achou as perfeitas para seu corpo, use-as, é uma maneira prática de comprar sem precisar perder muito tempo.
O único cuidado é avaliar o estilo da marca e mensagem que ela quer emitir.
Outro fator interessante é que você pode se inspirar no conteúdo dessas marcas, que combinam com a imagem que você quer passar, sem precisar se preocupar em gastar o olho da cara para adquirir, apenas copiando seus modelos.
Cor: Primeira coisa que você deve saber existe a Psicologia das cores: a maneira como você usa as cores é uma ótima oportunidade de aproveitar o poder do vestir em sua primeira impressão. Não escolha as cores aleatoriamente, pense com muito cuidado sobre como usar cada uma.
O GUIA
1 Como ser visto como mais formal:
O formal é um código de vestimenta muito ligado ao clássico e sóbrio.
Veja que separamos os estilos formal e profissional, são dois códigos que podem se misturar algumas vezes principalmente nos caso de profissões que exigem uma apresentação mais formal.
O pesquisador Yoon-Hee Kwon, da Northern Illinois University, perguntou a homens e mulheres sobre o efeito das roupas nas avaliações feitas em um ambiente de trabalho. Kwon descobriu que os homens acreditavam que usar o traje de trabalho correto aumentava a probabilidade de se expressarem como inteligentes, competentes, bem informados, honestos e confiáveis.
As cores escuras são mais formais — especialmente preto e cinza.
Pulseiras barulhentas, lenços envoltos ou muitos acessórios diminuem a sua formalidade. Se você quer ser visto como mais formal, acessórios simples e linhas limpas são melhores.
Marcas destinadas a profissionais que fazem ótimas roupas para mercado de trabalho são The Limited, Calvin Klein e Armani, todas etiquetas estão no segmento mais sofisticado. Inspire-se nestas marcas
Lembrando que o código formal também pode se estender ao vestuário apropriados para cerimônias também.
2 Como ser visto como mais casual:
Camadas e roupas largas tendem a parecer mais descontraídas e divertidas. Cores vivas, tons pastéis e roupas soltas marcam um ar casual. A ideia é estar mais a vontade.
Talvez um colar de contas vibrantes ou uma pulseira grande. Adam Glassman, Diretor de Criação da The Magazine, aconselha as pessoas a usarem uma peça ousada que muda todo o look .
O bom e velho jeans sempre é um coringa para ocasiões casuais
E ainda vale ressaltar os homens devem manter o mínimo de joias. Um relógio elegante e / ou aliança de casamento é suficiente. Sem anéis de polegar, brincos ou ‘piercings’ estranhos (estamos falando de ser apenas casual)
Algumas grandes marcas de roupas casuais são Macy's, Nasty Gal, Tommy Bahama e Gap.
3 Como ser visto como mais profissional:
“ Uma roupa bem ajustada implica que você foi cuidadoso e presta muita atenção aos detalhes”, diz Bernieri. Frank Bernieri, PhD , professor associado do departamento de psicologia da Oregon State University.
Você não precisa gastar muito dinheiro com roupas, mas precisa ter certeza de que elas se encaixam bem. Isso vale tanto para mulheres quanto para homens. Principalmente quando você quer parecer profissional.
Como melhorar o nível do meu guarda-roupa?'Aa resposta de sempre do especialista em moda masculina Nic Screws : Arranje um bom alfaiate. Você pode pegar as peças que tem agora e transformar a sua aparência, apenas se certificando de que elas se encaixam corretamente.
Isso significa não muito apertado, não muito frouxo, não muito longo e definitivamente não muito curto.
E sim os ternos para homens e mulheres são sempre vistos como mais profissionais. Claro que sempre deve estar tudo em acordo com o ambiente de trabalho que você esta inserido , há caso em que uma calça ou saia e uma camisa branca de boa qualidade resolve,
4 Como ser visto como mais atraente:
Muitas pessoas confundem pensando que para parecer mais atraente precisa mostrar muita pele usando roupas vulgares. Não é verdade. Você pode sim, estar mais atraente sem ser vulgar.
A estilista de Nova York Elsa Isaac diz que quando você usa roupas que ama: “Você se apresenta de maneira diferente. Você anda de maneira diferente… seu corpo muda.” Quando você ama o que veste, você se sente confiante e sua aparência será exuberante.
A linguagem corporal é a chave para transmitir confiança e competência.
Destaque seus melhores ativos. Encontre roupas para vestir para seu formato, isso fará diferença. Não use nada desconfortável — física ou emocionalmente. Se você julgar que algo se destaca muito? Algo está muito apertado? Não use!
Conhece a regra “um e meio” para as mulheres? Ter uma boa aparência e se sentir atraente sem ser vulgar precisa de um limite para a quantidade de pele que você deve descobrir.
Exemplos:
Vai usar um tomara que caia, cubra o restante.
A roupa marca bem sua silhueta, cubra tudo.
Usou uma sai mais curta, cubra o resto e use peças mais folgadas
Equilibre o que você mostra e você estará mais atraente de maneira sofisticada.
5 Como ser visto como mais exclusivo:
Todos temos personalidades diferentes então o estilo não deve ser igual, nossa roupa é uma boa maneira e fácil de se destacar na multidão.
Veja como:
Estampas e padrões são uma excelente maneira de se destacar, desde que sejam adequados para a ocasião.
Você não pode usar florais ousados e brilhantes para uma entrevista de emprego, mas pode optar por usá-los para um brunch de verão ou uma escapadela de um dia de lazer.
No trabalho, você pode optar por listras sofisticadas, um xadrez clássico ou um poá sutil.
Escolha uma forma única. A maioria das camisas, calças e vestidos vêm prontos de fábrica, mas você pode brincar com a forma para se destacar. Por exemplo, se você sempre usa vestidos curtos, experimente um vestido maxi. Em vez de usar um casaco de inverno típico, experimente um casaco de lã de comprimento diferente.
Para roupas exclusivas, NÃO vá com nenhum fast fashion. Faça compras em lojas que ofereçam melhor qualidade nos produtos, não precisam ser boutique, ou opte pelo vintage e segunda mão.
Se seu trabalho é mais formal — digamos que você trabalha para um escritório de advocacia ou departamento público — então as meias podem ser a melhor saída para a expressão individual, especialmente porque podem ser ousadas e malucas.
Meias coloridas ou coloridas mostram alegria e são ótimas para quebrar o gelo ou se conectar com outras pessoas, diz Lauren Rothman, estilista e autora de Style Bible : What to Wear to Work.
Um belo laço vermelho em um vestido sóbrio pode marcar sua personalidade sem comprometer o código de vestimenta.
6 Como ser visto como mais sofisticada/poderosa:
Um estudo realizado pelo professor Abraham Rutchick da California State University e outros descobriu que roupas formais — ternos, gravatas, camisas sociais — fazem as pessoas pensarem de forma abstrata.
Na verdade, as roupas formais fazem as pessoas pensar mais como líderes. A forma de vestir além de afetar as impressões que as outras pessoas têm acerca nós, também afeta como pensamos e sentimos sobre nós mesmos…
“Usar roupas formais nos faz sentir poderosos e isso muda a maneira básica como observamos o mundo”- afirma o professor Rutchick
O que você veste também pode até influenciar suas negociações e lhe dar uma vantagem. Em um estudo conduzido pelo professor de Yale Michael Krauss, os homens em ternos negociavam melhor do que suas calças de moletom e seus colegas de chinelo. Em uma simulação de transação imobiliária, os caras de terno e gravata negociaram cerca de 10% a mais de lucro do que os caras vestidos casualmente.
“Você se comporta de forma mais dominante, você se compromete menos, e parte disso é porque seu parceiro de interação está permitindo que você faça mais coisas”, afirma Krauss à NPR sobre os homens de terno.
Na verdade, o vestuário é o veículo pelo qual os humanos podem gerenciar — e projetar — mais confiança, mostram as pesquisas.
Se você quer ser poderosa, vista-se como uma potência em seu traje formal e salto alto.
Veja que não mencionamos em nenhum momento marcas ou grifes de luxos, realmente não é a etiqueta que define sua imagem.
7 Como ser visto como mais ousado:
Se a criatividade é o que você procura, a roupa é um canal perfeito. Quanto mais significado roupas e acessórios, mais elas comunicam o que você transmitir ao mundo”, como diz a estilista nova-iorquina Elsa Isaac. "As possibilidades são infinitas."
Use contraste. A justaposição de corte, cor e textura tornará qualquer roupa divertida e interessante. Ele também pode comunicar diferentes lados de sua personalidade.
Ou talvez suas joias sejam recatadas e sedutoras, mas seus saltos são de tiras e animal print. Se você está usando uma saia de couro que parece ousada, então talvez você vista um suéter de cashmere que sussurra doce.
O contraste no tecido e no peso cria uma complexidade que pode ser intrigante tanto para o usuário quanto para o observador. “É uma forma de adicionar você à sua roupa”, diz Isaac.
O estilista de celebridades Daniel Musto aconselha que você saia da rotina de cores e seja criativo. Gosta de preto? Em vez disso, tente azul marinho. Só usa jeans? Experimente verde cáqui.
Não entre em uma rotina de cores. Todos nós temos nossas cores preferidas quando estamos sem saber o que vestir ou com falta de tempo compre com coragem.
Experimente Etsy para roupas de criadas. Vá para a Amazon para leggings ou lenços divertidos. Experimente a Zappos para sapatos descolados.
ACOMPANHE TODA A SÉRIE SOBRE IMAGEM PESSOAL E ESTILO PESSOAL na Tag Imagem Pessoal
Comments