top of page

A importância de comer a mesa para relacionamento familiar e saúde

Comportamento

 

A maioria de nós, se não sempre, alguma vez já sentou em frente à TV para jantar, parece um hábito sem importância, mas alguns estudos mostraram que sentar juntos à mesa é ótimo para sua saúde e seus relacionamentos.


Não só pode ajudar a aproximar as pessoas e melhorar as relações familiares, mas também pode ajudá-lo a comer de forma mais saudável.



Pesquisas (1) observam que fazer refeições em família é benéfico para os hábitos alimentares dos adolescentes e que refeições familiares mais frequentes levam a uma melhor ingestão alimentar entre crianças e adolescentes


Somos seres sociais

importante come na mesa, como melhorar a relação em familia

O ser humano é instintivamente programado para interagir socialmente uns com os outros. Comer juntos sempre fez parte do nosso convívio. É por isso que os jantares comemorativos costumam ser o ponto alto de qualquer evento especial. É onde podemos nos reunir como amigos e familiares para 'partir o pão' e compartilhar histórias. Além das comemorações, estar juntos para comer no dia-a-dia em família desempenhará um papel importante no desenvolvimento de seus filhos. Eles terão uma chance maior de aprender padrões de comunicação e escolher opções alimentares mais saudáveis, é o que afirma os especialistas. Além de todo benefício para saúde, é uma forma de fortalecer relacionamentos familiares mais próximos se comer juntos à mesa.


Pesquisadores estudaram o papel das refeições em família nos marcadores de bem-estar do adolescente, como taxas de uso de substâncias e comportamento alimentar desordenado. Um estudo (2) também mostrou que meninos e meninas com o hábito de jantar em família em casa todos os dias foi postergado o início de consumo de álcool, por exemplo.


As refeições em família podem servir como uma arena para aumentar a coesão familiar, estabilidade, e conexão, ou para melhorar os recursos de desenvolvimento do adolescente, como enfrentamento focado no problema e desenvolvimento socioemocional.


Além disso, rotinas familiares, como em família, podem oferecer consistência e um local para um cuidar do doutro, e aprender e ensinar comportamentos e atitudes alimentares saudáveis.

Comemos Melhor

Você sabia que, se você jantar à mesa, ajuda a você tomar decisões mais saudáveis ​​no que diz respeito à sua alimentação? Quando estamos em trânsito, ocupados ou distraídos com a tecnologia, é muito mais provável que comamos porcarias, escolhas não saudáveis. Estudos mostram que quem opta por comer à mesa tende a comer refeições mais equilibradas nutricionalmente. Prestar atenção ao que você está comendo é importante, além de saboreie o que está comendo, também comerá mais devagar do que se estivesse sentado em frente à TV ou colado ao smartphone, o que significa que digerirá melhor a comida.

Momento de desligar

Proteger o tempo da mesa significa que você vai interromper as atividades, parar e relaxar, isso é perfeito para desestressar da rotina diária. Aproveite a oportunidade para conversar, compartilhar pensamentos, discutir ideias e mostrar apoio mútuo. Guarde o smartphone e use a mesa como uma zona digital-free. De manhã, reservar um tempo para tomar o café da manhã ajudará você a se sentir menos apressado e mais preparado para o dia. Ao fazer isso, você esta dizendo de forma não verbal: as demais coisas podem esperar, a família é prioridade, você vai se concentrar melhor e mais capaz de enfrentar qualquer surpresa que o dia possa trazer.


Na hora do almoço, mesmo que seus dias de trabalho estejam cheios, programe apenas 30 minutos para uma pausa para o almoço alguns dias por semana. Durante essa janela de tempo, opte por não fazer nenhum trabalho, provavelmente será mais produtivo depois.


Para o jantar, tente planejar uma refeição, não importa que tipo de refeição, se jantar mesmo ou um lanche saudável, o importante é dedicar um tempo para isso


Corpo e mente presentes


De nada vale o tempo reservado se de fato somente seu corpo está ali e sua mente está longe, distraída. Quando você está constantemente verificando seu e-mail, pesquisando ofertas de compras ou vendo a "incrível" vida alheia nas mídias sociais (que a maioria das vezes não passa de filtro), você está roubando tempo para estar presente com seu corpo e mente cientes de suas próprias necessidades e relacionamentos.


Reservar um tempo para comer sua refeição sem seu smartphone ou outras distrações - permite que você sinta os sabores de cada mordida e ouça ativamente os outros. Também ajuda você a fazer um inventário do seu corpo, reconhecendo quando está cheio e deve parar de comer.


Concluindo

A arte de comer à mesa simplesmente vem se perdendo em meio ao caos das rotinas alucinantes. Uma prática que antes era um tempo intencional de construir relacionamentos e aprender a estar presente foi substituída por comer em movimento, mental ou físico.

Há algo de especial em fazer as refeições à mesa, um momento para desfrutar de boa comida e boa companhia, um momento para aprender e ensinar.


Com um pouco de planejamento e persistência, você pode arranjar tempo para você e seus entes queridos desfrutarem de uma refeição junto.




Comments


bottom of page