Comportamento
As mulheres usam a agressão indireta como estratégia de competição, sim, isso mesmo que você leu.
Mulheres exercem a sua competição de formas estranhas, estarrecedoras e implacáveis.
Você compete para entrar nas melhores faculdades, pelos melhores cargos, para ganhar medalhas, para quebrar recordes, a vida é assim. E somado a isso, a escassez de recursos também influencia a competição, tanto no mundo animal quanto entre os seres humanos.
A competição intrasexual, isto é, dentro do mesmo sexo, está presente em todos os animais, mas a sofisticação desta rivalidade entre as fêmeas humanas é incrivelmente impressionante.
É assustador, mas aquela sua amiga que influencia suas ideias para, por exemplo, "cortar o cabelo", a verdade é que ela pode estar se "sentindo ameaçada" pelo seu visual mais feminino, sugestiona a Dr.ª Tracy Vaillancourt em entrevista para Modern Wisdow.
A Dr.ª Tracy Vaillancourt é professora na Universidade de Otawa, pesquisadora e autora, com foco na relação entre a violência e a saúde mental, escreveu um artigo sobre.a feroz competição feminina (1)
O conceito
Competição intrasexual entre as mulheres é o comportamento em que as mulheres se envolvem na tentativa de conseguir um parceiro potencial. Tais comportamentos podem incluir táticas de autopromoção e derrogação (formas diretas e indiretas de agressão), em relação a outras mulheres.
A autopromoção é naturalmente consciente, isto é, se vestir, maquiar, se autopromover, vemos isso todos os dias nas redes sociais, nos escritórios e ambientes de trabalho. Chega a ser engraçado, você começa a ver fotos de alguém demasiadamente expondo mais o corpo, você já sabe que ela esta sozinha e buscando um relacionamento.
Agora, a derrogação muitas vezes é inconsciente, mas há aquelas que fazem de forma consciente e velada. "A competição intrasexual não precisa operar no nível consciente, mas os concorrentes 'devem estar se comportando ativamente de uma maneira que os aproxime da obtenção do recurso desejado" é o que diz o artigo da Dr Tracy (1)
Derrogação do concorrente
Há uma série de estratégias competitivas que as mulheres podem usar em uma tentativa de parecer mais atraente em comparação com outras mulheres, mas de forma indireta, ao contrário da agressão direta que envolve ofender face à face, normalmente usada pelos homens.
Agressão indireta descreve atos que são feitos indiretamente, onde um indivíduo pretende causar dano, mas tenta parecer como se não tivesse intenções nocivas.
A derrogação mutas vezes é realizada depreciando a aparência da concorrente ou espalhando rumores que questionam a fidelidade ou o nível de promiscuidade de uma rival. Uma mulher casta (de castidade) é indicação de maior fidelidade e confiabilidade, portanto, espalhar rumores de promiscuidade resulta na depreciação da imagem da rival
Além disso, também inclue comportamentos como a rejeição, a exclusão social, fazer com que os outros não gostem dela e criticar a aparência da rival.
De fato, a agressão indireta parece ser mais prevalente entre o sexo feminino do que entre o sexo masculino, que aparentemente predomina forma mais direta de competição.
Pesquisas que estudam a relação entre indicadores de atratividade, como atratividade física e vitimização indireta, mostraram que a probabilidade de experimentar a vitimização indireta aumentou 35% para as mulheres que se percebiam como fisicamente atraentes (2)
A autopromoção
A autopromoção envolve o uso de táticas de demonstrações de atratividade física, como usar maquiagem ou roupas para atrair a atenção.
Outra estratégia que as mulheres utilizam para serem notadas de melhor maneira em comparação com outras mulheres, por exemplo, itens de luxo na tentativa de aumentarem a sua atratividade.(3)
Artigos de luxo podem indicar a capacidade de atração, enfatizando um status mais elevado, parecerem ser mais atraentes, jovens e sedutoras, por outras mulheres. Assim, quando confrontadas com rivais consideradas pouco atraentes, as mulheres podem não necessariamente vê-las apresentando qualquer tipo de ameaça, pois irão se sentir mais atraentes, em comparação com suas rivais. Isso soa mais como um fator de autoconfiança.
Uma curiosidade, estes estudos demonstram uma relação direta entre o nível de exposição corporal e o tipo de relacionamento que se busca. Quanto mais sexy for o estilo de vestir, mais fácil a mulher parece ser e, portanto, disponível a qualquer relacionamento rápido sem compromisso. Isso abaixa o "valor de mercado" vamos dizer assim, e faz com que as outras mulheres rechacem este tipo de comportamento.
Conclusão
O problema é que na derrogação da rival uma mulher pode ser implacável e elevar o nível de agressão indireta a patamares assustadores, espalhando noticias falsas para causar danos a sua imagem.
A rivalidade é real, apesar das mulheres terem ciclos de amizades fortes e uma suposta irmandade, de fato, parece não serem tão irmanadas, nem tão leais quanto se pensa.
Um alerta para as desavisadas de plantão, não confiem demasiadamente naquela amiga que pode ver você como uma rival. Amigas leais são poucas, mas existem, antes de confiar certifique-se de não estarem competindo pela mesma oportunidade e, principalmente, do caráter da outra.
A investigação é longa e há diversas pesquisas neste sentindo. Muitos dos nossos comportamentos são instintivos e separar o ser biológico do ser psicológico é um passo direto a autodestruição.
Conhecer estes fatos nos ajuda ter uma autopercepção melhor, proteger-nos melhor e frear nossos próprios impulsos que podem ser destrutivos.
Também fica à questão, será que a ferocidade é só na competição por relacionamentos? Sabemos que não. Mas isso é assunto para outro dia.
Comments