Casa
As cortinas são como um perfeito acabamento que completa um look bem produzido. Sem elas a aparência de inacabada é inevitável.
Além de decorativas, também tem seu lado funcional. Na medida certa dará privacidade, moldura para uma vista (e ocultar uma vista indesejável), um filtro de luz externa, isolamento e proteção da exposição exagerada ao sol.
Ela também pode ajudar a minimizar barulhos externos e em ambientes grandes abafar o eco.
Além disso, elas podem conferir mais sofisticação se você seguir algumas regras
Quando se trata de cortinas, a personalização é a chave.
Quanto mais personalizado for uma roupa, como no caso das roupas de alfaiataria, mais aparência de exclusivo terá, o mesmo funciona para cortinas, então evite aquelas compradas prontas das lojas.
Existem algumas dicas básicas antes de pendurar cortinas e persianas em sua casa que vão ajudar,
Básico
Siga a regra clássica de design: pendure as cortinas o mais alto e largo possível para fazer a janela parecer maior.
Essa regra é básica, se você seguir além de conferir amplitude ao ambiente ainda confere aquele ar de luxo.
Tecidos, pesados ou leves?
Se não for um dormitório, possivelmente não é tão necessário cortinas tipo blackout.
Em vez disso, escolha tecidos transparentes que deixam a luz entrar e criam uma aparência natural e agradável.
O linho transparente é um ótimo material para conseguir uma aparência sofisticada. Tecidos mais pesados como veludo é opção melhor para privacidade.
Você também combinar os dois tipos de tecidos, pesado e leve, em um efeito em camadas para deixar as escolhas em aberto no seu espaço.
Em climas mais frios ou edifícios com pouca isolação, os tecidos mais pesados ou em camadas são melhores (adeus as correntes de ar!)
Painéis
Os painéis ou cortinas rolo podem ser usadas em conjuntos com cortinas tradicionais, ou isoladas, dependendo do estilo que você deseja.
O cuidado deve ficar na escolha do tecido, tecidos refinados elevam a qualidade visual do revestimento da sua janela. Evites os "plásticos" e emborrachados, prefira matérias naturais.
O que fazer quando há várias janelas espalhadas em uma parede?
O ideal é uma haste de cortina que consiga ir de ponta a ponta, mas a cortina não precisa a parede toda, pendure vários painéis na haste para criar um efeito de repetição suave, meça o comprimento total para garantir que cada painel possa cobrir pelo menos o vão das janelas inteira.
Fechadas ou abertas, elas permanecem na sequência alternada.
Sombra romana
Cortinas romanas são uma boa opção quando não é possível outra.
Se suas janelas estão sobre a pia da cozinha, acima de um balcão de banheiro ou banheira, ou outra situação em que não é possível estender cortinas até o chão, a cortina romana é uma peça de decoração elegante que pode atualizar seu espaço instantaneamente.
Combine suas cortinas com suas paredes
Os designers minimalistas amam as cortinas da mesma cor das paredes.
Quando você opta por cortina que combinam com o tom do seu ambiente, vai criar uma hegemonia na decoração em um estilo simples sem riscos, além de ganhar espaço visual.
Esconde a ferragem
Existem casos e casos (principalmente quando se trata de janelas grandes).
Embora a montagem externa com variados modelos de varões metálicos, seja comum, uma montagem embutida para ocultar a ferragem em suas janelas permite obter uma aparência minimalista.
Este pequeno detalhe pode ter um grande impacto na aparência de um espaço.
As montagens externas continuam com aparência luxuosa, e montagens internas também proporcionam uma sensação elegante e moderna.
Use cortinas como paredes
Além de ser usada em janelas externas, também podem servir como separadores de espaço: use cortinas para separar dois ambientes ou para definir áreas separadas.
Um ótimo recurso quando usadas como divisórias
Vá Rústico
Se você está planejando camadas de cortinas, opte por materiais naturais. Como as cortinas arejadas e fluidas como nesta sala da imagem.
Cortinas naturais ficam muito bem. Elas também podem evocar um estilo boêmio que combina bem com materiais brancos brilhantes
Estampadas
Se optar pelas estampas, pendure cortinas o mais alto possível e bem larga para emoldurar a janela quando aberta.
Como você vai trabalhar com padrões, estender visualmente o espaço ao redor das janelas ajuda a manter as coisas limpas e arejadas. Lembre-se de combinar as cores dos materiais com os detalhes em todo o ambiente para obter um acabamento polido e coeso.
Uma dica extra
Insira pesos dentro das bainhas das cortinas para deixá-las mais retas.
Abrace o comprimento
Para uma aparência mais relaxada, cortinas penduradas a uma altura que permita que elas fiquem de cinco a sete centímetros no chão.
Elas podem criar um belo efeito despreocupado com um estilo boêmio sem esforço. Por outro lado, se você preferir seguir os conselhos de especialistas, os designers de interiores recomendam pendurar as cortinas no máximo a um centímetro do chão.
Cortinas penduradas muito longe do chão podem fazer um espaço parecer menor — então não tenha medo daquelas extralongas
😍