Alimentos para queda e crescimento de cabelo
A falta de vitaminas essenciais como vitamina D, biotina, ferro e zinco pode contribuir para o enfraquecimento e queda de cabelo.
Estresse, fatores genéticos, desequilíbrios hormonais, idade, remédio ou tratamentos médicos, uma série de causas podem ser a razão da queda de cabelo ou a falta de crescimento.
Mas uma coisa que muitas pessoas ignoram ou simplesmente esquecem, e é um dos fatores mais importantes, quando se trata de prevenir e tratar a queda de cabelo: é a dieta.
Se você está lutando contra a queda de cabelo, especialmente se estiver apresentando outros sintomas de deficiência de vitaminas, é essencial prestar atenção sua alimentação
Embora você não possa alterar fatores como idade e genética, ter uma dieta saudável é sua escolha, e uma dieta equilibrada com os nutrientes certos pode ajudar a promover o crescimento do cabelo.
Já se sabe que Deficiências nutricionais podem causar queda de cabelo, assim comer certo também pode levar a uma cabeça com cabelo mais cheio e saudável.
A falta de nutrientes como vitaminas A, C, D e E, zinco, vitaminas do complexo B, ferro, biotina, proteínas e ácidos graxos essenciais podem retardar o crescimento do cabelo ou até causar queda de cabelo.
Para garantir uma dieta saudável e variada você deve incluir fontes de antioxidantes, ferro, vitamina D e biotina para promover a saúde do cabelo
Vejamos os melhores alimentos para este fim.
PEIXE
Um estudo em 120 mulheres descobriu que tomar um suplemento contendo ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, bem como antioxidantes, reduz a perda de cabelo e aumenta a densidade do cabelo. Veja o estudo.
Outro estudo analisou a ingestão de suplemento de óleo de peixe e concluiu que reduziu significativamente a perda de cabelo e aumentou o crescimento do cabelo em mulheres com queda de cabelo Veja o estudo.
Alguns peixes são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis. Seu corpo não produz essas gorduras saudáveis, então você precisa obtê-las de alimentos ou suplementos.
Elas ajudam a protegê-lo de doenças, e seu corpo precisa deles para crescer o cabelo e mantê-lo brilhante e cheio
Alguns tipos de peixes que possuem ácidos graxos essenciais, incluindo ômega-3 e vitamina D são: Atum ,Cavalinha, Salmão, Arenque.
Os peixes gordurosos também são uma boa fonte de proteínas, selênio e vitaminas do complexo B, que ajudam a promover cabelos saudáveis, de acordo com um artigo de 2017.
OVOS
Os ovos podem ser considerados como um multivitamínico natural porque contêm uma variedade de vitaminas, minerais e nutrientes.
Alguns deles relacionados ao cabelo saudável incluem proteína, biotina, selênio e zinco.
Foi demonstrado em estudos que a falta de proteína na dieta promove a perda de cabelo. Veja estudo.
Os ovos são uma ótima fonte de proteína. Uma dieta pobre em proteínas coloca o crescimento do cabelo em uma fase de “repouso”, levando à perda de cabelo e menor crescimento dos fios.
Além disso, também têm biotina, uma vitamina B importante para a saúde do cabelo, pele e unhas.
A falta de biotina é associada à perda de cabelo, bem como à perda de cor do cabelo. Um estudo de 2016 no International Journal of Trichology descobriu que 38% das mulheres que disseram ter queda de cabelo eram deficientes em biotina.
Importante: comer apenas as claras de ovos, sem a gema pode predispor à deficiência de biotina.
VERDURAS VERDES
As verduras verde-escuras estão cheias de nutrientes que previnem a queda de cabelo. Algumas boas escolhas são: couve e espinafre.
Estas folhas contêm vitamina A, ferro, beta-caroteno, folato e vitamina C.
O espinafre é carregado com nutrientes benéficos como folato, fonte de ferro e vitaminas A e C, os quais podem promover o crescimento do cabelo. Veja artigo.
A vitamina A ajuda as glândulas da pele a produzir sebo. Esta substância oleosa ajuda a hidratar o couro cabeludo para manter o cabelo saudável e couro cabeludo saudável produz cabelo saudável . Veja estudo, Veja estudo.
Uma xícara (30 gramas) de espinafre fornece até 54% de suas necessidades diárias de vitamina A. Veja artigo.
O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio por todo o corpo para alimentar seu metabolismo e ajudar no crescimento e reparo. Veja estudo.
Além disso, as deficiências de ferro têm sido associadas à perda de cabelo. Veja estudo.
CARNE VERMELHA
A carne é rica em nutrientes que podem ajudar no crescimento do cabelo.
Começando pela proteína que ajuda no crescimento, a reparar e fortalecer os folículos capilares. Uma porção de 100 gramas de lombo cozido fornece até 29 gramas de proteína. Veja artigo.
A carne vermelha é rica em um tipo de ferro de fácil absorção. Este mineral ajuda os glóbulos vermelhos a fornecer oxigênio a todas as células do corpo, incluindo os folículos capilares. Veja estudo.
FRANGO
Peito de frango contém 200% do RDI de L-cisteína, vital para a saúde do cabelo, contém 100% do RDI de niacina, uma vitamina que, deficiente, está associada à queda de cabelo. E ainda é a melhor fonte de ácido araquidônico, um ácido graxo ômega-6 que pode estimular o crescimento do cabelo.
BATATA-DOCE
A batata-doce é uma ótima fonte de betacaroteno. O corpo converte esse composto em vitamina A, que está ligada à boa saúde do cabelo.
Uma batata-doce média (cerca de 114 gramas) contém beta-caroteno suficiente para fornecer mais de quatro vezes suas necessidades diárias de vitamina.
A vitamina A promove a produção de sebo, ajudando a manter o cabelo saudável.
Além disso, a vitamina A também pode acelerar a taxa de crescimento do cabelo e estimular o crescimento de cabelos mais grossos, ao mesmo tempo, em que impede a regressão de outros folículos capilares. Veja artigo , Veja artigo.
BETERRABA E FOLHAS DE BETERRABA
A beterraba é uma das melhores fontes de nitratos. Uma vez consumido, o corpo decompõe os nitratos em óxido nítrico, um composto que atua como vasodilatador, aumentando a circulação sanguínea.
O resultado é o aumento do fluxo sanguíneo, oxigenação e fornecimento de nutrientes para as células, incluindo os folículos capilares do couro cabeludo, ajudando a nutri-los para um crescimento ideal do cabelo. Tanto as próprias beterrabas quanto as folhas verdes são cheios de fitonutrientes, micronutrientes e antioxidantes também.
FEIJÃO
O feijão é uma ótima fonte de proteína à base de plantas, como vimos, essencial para o crescimento do cabelo.
É uma boa fonte de zinco, que ajuda no crescimento do cabelo e no ciclo de reparo. Uma porção 100 gramas de feijão-preto fornece 7% de suas necessidades diárias de zinco. Veja estudo.
O feijão também fornece outros nutrientes saudáveis para o cabelo, incluindo ferro, biotina e folato. Veja artigo.
Conclusão
Estes são alguns alimentos que devem fazer parte da sua dieta. Uma dieta saudável pode fazer muito pelo seu cabelo e por sua saúde. Um estilo de vida saudável reflete não somente na saúde, mas em sua pele e cabelo.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments