Saúde
O velho conhecido chá verde é cheio de antioxidantes e compostos bioativos extremamente saudáveis para o corpo e mente.
Entre seus benefícios estão suporte a função cerebral e a perda de gordura, ajudar a reduzir a chance de desenvolver doenças cardíacas e oferecer certa proteção contra o câncer.
O chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis do mundo, por ter muitos benefícios potenciais para a saúde.
Mais do que apenas uma bebida hidratante.o chá verde possui benefícios para a saúde como:
Chá verde é o nome que se dá pata um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis.
É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá-preto, também feito da mesma planta.
1. Contém antioxidantes e catequinas
O chá verde contém uma variedade de compostos saudáveis como antioxidantes polifenóis, incluindo uma catequina chamada EGCG que a transformam na bebida final (1). Esses antioxidantes podem ter vários efeitos benéficos para a saúde.
Esses polifenóis são compostos naturais que são benéficos à saúde, como reduzir a inflamação e ajudar no combate ao câncer.
O chá verde contém uma catequina chamada epigalocatequina-3-galato (EGCG). As catequinas são antioxidantes naturais que ajudam a prevenir danos celulares. O EGCG é um dos compostos mais poderosos do chá verde. A pesquisa testou sua capacidade de ajudar a tratar várias doenças. (2).
Essas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no corpo, protegendo células e moléculas de danos. Esses radicais livres desempenham um papel no envelhecimento e em muitos tipos de doenças.
O chá verde também possui pequenas quantidades de minerais que podem beneficiar sua saúde.
Tente escolher uma marca de chá verde de boa qualidade e procedência segura, porque algumas das marcas de qualidade inferior podem conter quantidades excessivas de flúor (3).
2. Pode melhorar a função cerebral
O chá verde faz mais do que apenas mantê-lo alerta, também pode ajudar a aumentar a função cerebral. O principal ingrediente ativo é a cafeína, que é um estimulante bem conhecido.
O chá verde contém menos cafeína do que o café, mas o suficiente para produzir algum efeito. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode funcionar sinergicamente com a cafeína para melhorar a função cerebral.
A cafeína do chá verde é o suficiente para produzir uma resposta sem causar os efeitos nervosos associados ao consumo excessivo de cafeína.
Entenda como funciona: a cafeína afeta o cérebro bloqueando um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. Dessa forma, aumenta o disparo de neurônios e a concentração de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina (4 , 5)
Já foi mostrado que a cafeína pode melhorar vários aspectos da função cerebral, incluindo humor, vigilância, tempo de reação e memória (6 )
Não é só isso, a cafeína não é o único composto do chá verde que estimula o cérebro. Também contém o aminoácido L-teanina, que pode atravessar a barreira hematoencefálica (7).
A L-teanina aumenta a atividade do neurotransmissor inibitório GABA, que tem efeitos anti-ansiedade. Também aumenta a dopamina e a produção de ondas alfa no cérebro (7, 8 , 9 )
Estudos mostram que a cafeína e a L-teanina podem ter efeitos sinérgicos. Isso significa que a combinação dos dois pode ter efeitos particularmente poderosos na melhoria da função cerebral (10 , 11 )
Devido à L-teanina e da pequena dose de cafeína, o chá verde pode dar a você um efeito muito mais suave e diferente do que o café.
Tem muita gente que relata ter mais energia e serem muito mais produtivas quando bebem chá verde, em comparação com o café.
3. Aumenta a queima de gordura
Isso é interessante se você olhar a lista de ingredientes para qualquer suplemento de queima de gordura, é provável que o chá verde esteja lá. O chá verde pode aumentar a taxa metabólica (12)
e e aumentar a queima de gordura a curto prazo, embora nem todos os estudos concordem.
Em um estudo envolvendo 10 homens saudáveis, ao tomar extrato de chá verde foi observado aumento do número de calorias queimadas em 4%. Em outro envolvendo 12 homens saudáveis, o extrato de chá verde aumentou a oxidação de gordura em 17%, em comparação com aqueles que tomaram um placebo (13 , 14 )
Há alguns estudos sobre o chá verde que não mostram nenhum aumento no metabolismo; portanto, os efeitos podem depender do indivíduo e de como o estudo foi configurado (15 )
A cafeína também pode melhorar o desempenho físico ao mobilizar ácidos graxos do tecido adiposo e disponibilizá-los para uso como energia (16 , 17 ) Em outros dois estudos relataram que a cafeína aumentou o desempenho físico em aproximadamente 11 a 12% (18 , 19 )
4. Antioxidantes podem diminuir o risco de alguns tipos de câncer
O câncer é causado pelo crescimento descontrolado de células. É uma das principais causas de morte no mundo.
Pesquisas mostram que o dano oxidativo pode levar à inflamação crônica, que pode levar a doenças crônicas, incluindo cânceres. Antioxidantes podem ajudar a proteger contra danos oxidativos (20) e o chá verde é uma excelente fonte de poderosos antioxidantes.
A pesquisa ligou os compostos do chá verde com um risco reduzido de câncer, incluindo os seguintes estudos: (21). (22).(23).(24, 25).
Essa pesquisa observaram menores riscos de Câncer de mama, câncer de próstata, câncer colorretal
Para obter o máximo de benefícios para a saúde, evite adicionar leite ao chá. Alguns estudos sugerem que pode reduzir o valor antioxidante em alguns chás (26 )
5. Pode proteger o cérebro do envelhecimento
O chá verde não só pode melhorar a função cerebral a curto prazo, como também pode proteger seu cérebro à medida que envelhece.
A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa comum e a causa mais comum de demência em adultos mais velhos (27).
A doença de Parkinson é outra doença neurodegenerativa comum e envolve a morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro.
Vários estudos mostram que os compostos de catequina no chá verde podem ter vários efeitos protetores nos neurônios em tubos de ensaio e modelos animais, diminuindo possivelmente o risco de demência (28 , 29 , 30 )
6. Pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2
Temos visto as taxas de diabete tipo 2 aumentando nas últimas décadas.
Você sabe, o diabete tipo 2 quer dizer níveis elevados de açúcar no sangue, que podem ser causados por resistência à insulina ou incapacidade de produzir insulina.
Estudos mostram que o chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue (31).
Um estudo em japoneses descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde tinham riscos aproximadamente 42% menor de diabete tipo 2 (32).
De acordo com uma revisão de 7 estudos com um total de 286.701 indivíduos, os bebedores de chá tiveram um risco 18% menor de diabete (33).
7. Pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e derrames, são as principais causas de morte em todo o mundo
Estudos mostram que o chá verde pode melhorar alguns dos principais fatores de risco para essas doenças, o que inclui melhorar os níveis de colesterol total e colesterol LDL (ruim) (34.
O chá verde também aumenta a capacidade antioxidante do sangue, que protege as partículas de LDL da oxidação, que é uma parte do caminho para doenças cardíacas (35, 36).
Dados os efeitos benéficos sobre os fatores de risco, pode não ser surpreendente que as pessoas que bebem chá verde tenham um risco até 31% menor de morrer de doença cardiovascular (37, 38, 39)
Como consumir o chá verde
O chá verde também pode ser encontrado em concentrações de extrato e está disponível nas formas líquida, em pó e em cápsula.
O extrato líquido pode ser diluído em água, enquanto o pó pode ser misturado em smoothies. No entanto, tem um sabor forte.
A dosagem recomendada de extrato de chá verde é entre 250-500 mg por dia. Essa quantidade pode ser obtida de 3 a 5 xícaras de chá verde, ou cerca de 1,2 litro.
Mas é importante saber que nem todos os suplementos de extrato de chá verde são criados iguais. Alguns suplementos contêm apenas folhas secas de chá verde, enquanto outros contêm formas isoladas de uma ou mais catequinas.
Você só deve comprar suplementos que foram analisados por um laboratório independente para verificar a pureza e o conteúdo.
A catequina mais intimamente ligada aos benefícios para a saúde do extrato de chá verde é o EGCG, então você deve certificar-se de que o suplemento que está consumindo o contém.
E atenção é melhor tomar extrato de chá verde com alimentos. Exceder a dose recomendada e tomá-la com o estômago vazio pode causar sérios danos ao fígado (40, 41).
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments