Cuidados com cabelo
Tempo de praia ou piscina, quem não quer? Nessa hora você esquece tudo e mergulha fundo, não é mesmo?
Aquela aparência bronzeada proporcionada pelos dias das estações ensolaradas é tão desejada mas também pode vir acompanhada pelo famoso dano dos fios de cabelo.
Infelizmente um cabelo bem danificado pela exposição ao sol, água do mar ou piscina é o que nos aguarda. Você pode amenizar os danos ou até mesmo evitar se souber o que fazer.
Entendo o dano do sol ao cabelo
A luz solar enfraquece as estruturas proteicas do seu cabelo e drena a umidade. Esse tipo de dano solar pode reduzir a elasticidade do fio e causar quebra, resultando em pontas duplas.
O dano do fio inclui além da degradação e perda de proteínas do cabelo, a degradação do pigmento do cabelo. Sua coloração vai por água a baixo, produzindo o aspecto desbotado. (1)
Segundo estudos (2) as cores de cabelos com mais pigmentos, ou seja, os mais escuros, são mais resistentes aos danos do fotoenvelhecimento.
Os raios UV também degradam a camada de lipídios (substâncias gordurosas) natural do fio que protege contra a perda da hidratação e é responsável pela maleabilidade do cabelo.
Os sinais de que seu cabelo pode estar danificado pelo sol incluem descoloração, ressecamento, cabelos quebradiços, queda de cabelo, fios embaraçados e frizz.
O que fazer?
1. Proteja seu cabelo dos danos
É melhor prevenir do que remediar, já diziam nossas avós. Você pode adicionar protetores solares para cabelo que bloqueiam os raios UV à sua rotina para manter seus fios saudáveis.
Produtos que contenha Antioxidantes, silicones e filtros quaternários que são foto protetores, devem ser sua escolha.
Outra dica fácil é adicionar ao seu shampoo e cremes a proteína da seda, conhecida por evitar que os cabelos tingidos percam a cor e retardar o desbotamento da tinta graças à barreira que forma contra os raios UV ao manter a textura da queratina.
O que talvez você não saiba é ao usar qualquer produto com silicone você já está adicionando também uma camada de proteção.
Leia também nosso artigo Como proteger seu cabelo dos danos da praia e piscina
2. Dê ao seu cabelo banho de umidade
Os danos causados pelo sol produzem como resultado a remoção da umidade do cabelo. Portanto, é necessário para recuperação do fio repor a umidade rapidamente.
Os tratamentos para hidratação capilar devem conter agentes de hidratação com glicerina, pantenol ou outros destinados para este fim, que tem capacidade de deixar o cabelo mais brilhante e macio.
Quer conhecer os principais agentes de hidratação veja nosso Guia
3. Considere um tratamento com óleo
Os tratamentos com óleo é outro item importante, lembra que falei sobre a perda dos lipídios, pois é, a camada gordurosa natural do cabelo trabalha como fator de proteção contra perda de hidratação.
Os óleos podem dar nova vida, sedosidade e suavidade aos cabelos danificados pelo sol. E esses tratamentos são relativamente fáceis de fazer em casa. Você pode aplicar azeite puro e deixá-lo para um condicionamento profundo.
Basta massageá-lo no cabelo, prestando atenção extra no couro cabeludo e nas pontas, deixar agir por 15 minutos aquecidos por uma touca ou 20 minutos sem touca.
Depois lavar o cabelo. O azeite de oliva tem sido usado como condicionador há milhares de anos, e não é à toa, funciona mesmo!
Quer saber mais sobre os óleos veja Como escolher o óleo para seu cabelo.
4. Adicione shampoo menos agressivos à sua rotina de cuidados com os cabelos
O shampoo é um dos itens de produtos da sua rotina de cuidados capilares, talvez seja o mais importante. O shampoos baseados em composição com sulfatos tendem a retirar mais do que a sujeira, deixando seu fio ainda mais exposto a danos.
Busque por shampoos sem sulfatos (veja os rótulos). Você também vai querer escolher um shampoo rico em agentes hidratantes para complementar o tratamento.
Tratamentos capilares com sol como esses podem reparar os danos e manter as madeixas com aparência saudável e vibrante.
5. Faça um corte
Ainda que você esteja em um plano de deixar o cabelo crescer, cortar regularmente é uma boa ideia. Principalmente se você está tentando reparar os danos do sol, definitivamente não é hora de pular um corte.
Embora pareça contraditório você perderá menos comprimento ao aparar as pontas duplas do que as deixar, pois essa pontas partidas poderão se propagar por mais comprimento do fio.
6. Limite uso dos equipamentos de estilização quente
Limitar a quantidade de calor de Chapinhas e secadores no seu fio é uma ajuda extremante importante na hora de maior exposição ao sol.
As ferramentantes de aquecimento de cabelo retiram a umidade do fio, assim como a exposição ao sol, logo é uma boa ideia diminuir a utilização de um enquanto aumenta a exposição ao outro.
Conclusão
São cinco estratégias para reparar os danos causados pelo sol rapidamente, mas é importante saber ainda que uma boa alimentação cheia de vitaminas, proteínas e antioxidantes farão seus fios crescerem mais fortes produzindo um cabelo saudável e resistente.
A rotina de cuidado durante todo o ano, não somente no verão, tem outra forte conexão na saúde do cabelo. A rapidez com que ele pode se danificar com a exposição ao sol ou resistir por mais tempo depende da qualidade do fio.
Em geral, promover a saúde geral do cabelo inclui prestar atenção à saúde do seu corpo.
Seguir essas estratégias pode manter seu cabelo saudável e reparar os danos causados pelo sol durante o verão!
Comments