top of page

6 BLOQUEADORES NATURAIS DO DHT-ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA

Queda e crescimento de cabelo

 

Alguns alimentos que podem bloquear o DHT e combater a perda de cabelo ao consumir.


E o que é DHT?


A di-hidrotestosterona (DHT) é um hormônio que quando está em desequilíbrio ou apresenta uma sensibilidade aumentada pode resultar em queda de cabelo, conhecida como alopecia androgenética.


Seu corpo naturalmente converte cerca de 5% da testosterona em DHT usando uma enzima chamada 5-alfa redutase (Referência).


Muitos alimentos diminuem a produção da enzima DHT da testosterona e previnem a perda de cabelo.(Referência).


Aqui estão 6 alimentos que podem combater a perda de cabelo bloqueando o DHT.


bloqueador de dht natural

Cúrcuma


A cúrcuma é uma erva conhecida e popularmente utilizada na culinária na forma de extrato em pó por seus benefícios à saúde.


Já foi demonstrado que reduz a dor da artrite, melhora os níveis de colesterol e melhora a recuperação do exercício, entre outros benefícios.(Estudo).


Esses efeitos estão ligados à alta concentração de compostos ativos e o mais estudado é a curcumina.


Estudos demonstraram que a curcumina reduz os níveis de DHT bloqueando a ação da enzima alfa-5 redutase.Referência,



Chá-verde


Derivado da planta Camellia sinensis, o chá-verde é uma das bebidas mais populares em todo o mundo.


A produção tradicional, as folhas de chá-verde são cozidas no vapor mantendo mais compostos naturais do chá (Referência).


Isso inclui um dos principais produtos químicos vegetais do chá-verde, chamado epigalocatequina galato (EGCG), tem sido associado a benefícios para a saúde, como perda de peso, saúde do coração e saúde do cérebro.1, 2, 3 ).


O EGCG também demonstrou proteger os folículos capilares da perda de cabelo causada por DHT (4).


Quando aplicado no couro cabeludo de três homens por 4 dias, um extrato alcoólico de EGCG estimulou o crescimento do cabelo, prevenindo a morte das células que regulam o crescimento e o desenvolvimento do cabelo causada pelo DHT.(5).


Seu consumo deve ser com cautela, já que ele também tem sido associado a danos no fígado em certas populações (6, 7, 8).


Em última análise, são necessários estudos adicionais para determinar se é melhor se beber chá-verde ou tomar EGCG, ou suplementos de chá-verde.


.A ingestão diária de 3 a 5 xícaras/dia (720 a 1.200 mL) de chá-verde fornece pelo menos 180 mg de catequinas e pelo menos 60 mg de teanina.


O extrato de chá-verde não deve ser tomado com o estômago vazio devido ao potencial de hepatotoxicidade de níveis excessivos de galato de epigalocatequina (EGCG), segundo os especialistas. Referencia



Cebola (e outros alimentos ricos em quercetina)


As cebolas populares por adicionar um sabor doce e acentuado aos nossos pratos, contêm poucas calorias, e possuem um alto teor de antioxidantes como a quercetina (9).


Em estudos, a quercetina demonstrou inibir a produção de DHT da testosterona, bloqueando a ação da enzima alfa-5 redutase e diminuindo o estresse oxidativo.(10).


Por exemplo, quando combinado com um medicamento comumente prescrito para tratar a perda de cabelo, a quercetina mostrou diminuir a produção de DHT em ratos.(11).


Alguns estudos indicam que deveriam ser consumidos pelo menos 25 gramas por dia.


Sementes de abóbora


As sementes de abóbora são um dos melhores alimentos bloqueadores de DHT, ricos em antioxidantes, ferro, magnésio e zinco.


Tanto o óleo de semente quanto a própria semente de abóbora atua como um inibidor da 5-alfa redutase que combate a queda de cabelo bloqueando a produção de DHT nos homens.


Além disso, este é um dos melhores alimentos bloqueadores de DHT que promovem o crescimento do cabelo em queda cauda.


O primeiro componente, o fitosterol beta-sitosterol, que demonstrou inibir a enzima 5-alfa-redutase responsável pela conversão da testosterona benéfica em di-hidrotestosterona.


O segundo é um esteroide chamado que é muito menos poderoso que o DHT. O esteroide ajuda a bloquear o DHT, competindo especificamente com ele nos locais dos receptores celulares, danificando os folículos pilosos e a próstata.


Em um estudo, homens com queda de cabelo, que tomaram um suplemento de óleo de semente de abóbora de 400 mg diariamente tiveram um crescimento de cabelo significativamente maior do que os que receberam um placebo. (Referência).


O suplemento utilizado para o estudo, no entanto, continha outros ingredientes ativos que podem ter contribuído para os resultados (12).


Uma colher de sopa ou cerca de 15 ml de sementes de abóbora contém cerca de 5 gramas de gordura (óleos), o que é 5000 mg . Coma sementes de abóbora regularmente.


Edamame



Edamames são grãos de soja jovens tipicamente apreciados como lanche ou aperitivo principalmente pelos asiáticos.


Além de ricos em proteínas e fibras, o edamame contem isoflavonas, compostos vegetais benéficos que podem diminuir os níveis de DHT, bloqueando a ação da 5-alfa redutase.


Um estudo de 6 meses, 58 homens foram receberam suplemento em suas dietas com proteína de soja rica em isoflavonas.(13). Após 3 e 6 meses, os suplementos de proteína de soja — independentemente do teor de isoflavonas — reduziram os níveis de DHT mais do que a proteína do leite.


Outro estudo em homens observou resultados semelhantes, sugerindo que consumir proteína de soja — seja baixa ou alta em isoflavonas — pode diminuir os níveis de DHT (14).


Vale a pena notar que a maioria das evidências disponíveis sugere que isso não se aplica se for consumido com moderação (15,16,17).


Um grande número de ensaios clínicos foi realizado para várias condições de saúde usando doses diárias de isoflavonas de 40 a 120 mg.


Óleo de coco


O óleo de coco é comumente usado para cozinhar e muito popular para doces. O óleo também tem várias aplicações em beleza, cuidados com a pele, cabelos e saúde geral.


Contém uma alta porcentagem de gordura de triglicerídeos de cadeia média (MCTs), principalmente na forma de ácido láurico, que demonstrou bloquear a produção de DHT em estudos em tubo de ensaio e em animais quando administrado por via oral.18,19,20).


Já que ha controvérsia na questão do óleo elevar ou não os níveis de colesterol, é melhor limitar seu consumo.


Como uma colher de sopa (14 gramas) de óleo de coco equivale a cerca de 117 calorias, é melhor limitar-se a cerca de duas colheres de sopa (28 gramas) por dia.


Tenha em mente que isso deixa pouco espaço para outras fontes de gordura saturada, como manteiga ou gordura (21).


Cuidados

Se você tem alguma doença ou sensibilidade, ou ainda, está tomando algum medicamento sempre converse com seu médico antes de usar algum alimento diferente da sua dieta habitual.

Comentários


bottom of page