top of page

6 benefícios de Óleo de Rosa Mosqueta - Alternativa econômica para sua pele

Pele

 

O tratamento estético com óleos, remonta a idade antiga. Há registros de seu uso pelos antigos egípcios, maias e nativos americanos, que já conheciam suas propriedades curativas.


Foi usado também na forma de xarope para melhorar resistência das crianças à infecção na Grã-Bretanha durante a guerra. Seu histórico inclui o uso para aliviar diarreia, cólicas estomacais e menstruais, náuseas e indigestão.


Atualmente é conhecido pelo seu valor no tratamento contra envelhecimento saudável.


Existe diferença entre o óleo essencial de rosa-mosqueta feito de pétalas de rosa e o Óleo de rosa-mosqueta, também chamado óleo de semente de rosa-mosqueta, que vem das sementes de roseira-brava. Nossa abordagem aqui é referente ao Óleo da semente da Rosa-mosqueta.


O óleo de Rosa Mosqueta é composto por vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos que corrigem manchas escuras, hidratam a pele seca e trata coceira, ao mesmo tempo que reduz cicatrizes e linhas finas.


Para o cuidado da pele facial, o óleo de rosa-mosqueta oferece vários benefícios quando aplicado externamente.


Protege a pele e aumenta a renovação celular, pois contém beta-caroteno (uma forma de vitamina A), vitaminas C e E, antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.


Seus altos níveis de antioxidantes e capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele, podem melhorar os níveis de hidratação, reduzir os sinais visíveis de envelhecimento e ainda estimular a produção de colágeno na pele.


Um estudo clínico publicado em 2015 revela que 60 dias de tratamento tópico com vitamina C foi “altamente eficiente como terapia de rejuvenescimento, induzindo síntese significativa de colágeno em todas as faixas etárias".


Graças a vitaminas C e A e ao licopeno, ele é uma solução orgânica segura para ajudar reparar a superfície da pele e restaurar a elasticidade. A vitamina C ainda ajuda a prevenir linhas finas e cuidados com a pele em geral.


Rico em ácido oleico, palmítico, linoleico e gama linolênico, uma estrutura química que possui propriedades curativas


Contém ácidos graxos poli-insaturados (vitamina F), que quando absorvidos pela pele se convertem em prostaglandinas (PGE), substâncias que fazem parte da membrana celular e do processo de regeneração do tecido.





BENEFÍCIOS


Por toda essa composição o óleo de rosa-mosqueta possui benefícios para pele como:


1 Propriedades anti-envelhecimento


Renovação de pele através de seus componentes químicos


2 Proteção contra manchas de idade


Os raios ultravioleta do sol podem danificar a pele, resultando em manchas senis e hiperpigmentação no rosto.


Pesquisas sugerem que esses antioxidantes podem realmente reduzir a superprodução de pigmento na pele, sendo exatamente o que causa o tom irregular e as manchas senis.


3 Hidratação


Atua como emolientes, ajudando a suavizar a pele e, ao mesmo tempo, aumentando a hidratação já que possui capacidade de penetração profunda. Ajuda a remover vermelhidão e irritação, sendo assim um possível tratamento para a rosácea.


4 Redução e combate a estrias e cicatrizes de acne


Por sua capacidade de regeneração da pele. Quando aplicadas topicamente, podem ajudar a combater cicatrizes.


Estudos indicam que este óleo também pode ajudar com casos de eczema graças ao seu status emoliente, o que significa que pode fornecer uma barreira protetora para a pele ao mesmo tempo que suaviza a descamação.


O óleo também pode ajudar a reduzir a secura do couro cabeludo e a coceira, sendo geralmente causadas por produtos químicos na maioria dos produtos como shampoo comprados em lojas.


5 Auxilia o sistema imunológico


Fonte vegetal de vitamina C, ajuda a tratar infecções e a aumentar a função imunológica. A Universidade de Maryland aponta que a roseira-brava pode até ser usada como suplemento de vitamina C.



6 Reduz a inflamação e ajuda a artrite


Seu uso, tanto internamente quanto externamente, pode ajudar no tratamento para reduzir a inflamação associada à artrite ao inibir a produção de enzimas e proteínas inflamatórias segundo Arthritis Foundation relata que o pó da roseira-brava é uma fonte rica em vitamina C


No caso de aplicação tópica ainda não há pesquisas, mas tradicionalmente em algumas regiões, uma infusão de pétalas de rosa adicionada à água do banho para pessoas que sofrem de artrite ou reumatismo são usadas aliviar os sintomas.




Como usar


Sempre tome cuidado em verificar a se o produto é puro e orgânico feito por uma empresa confiável.


Escolha os prensados a frio, pois não foram alterados pelo calor, portanto, retêm mais nutrientes.


Cuidado com a oxidação o óleo de rosa-mosqueta, pois é bem delicado, uma alternativa para conservá-lo é adicionar vitamina E. (uso tópico)


Mantê-lo na geladeira ou armazenado em um local fresco e escuro pode ajudar a prevenir o ranço.


Uso Tópico


Ele é um óleo leve e é rapidamente absorvido pela pele. Você pode usá-lo diretamente no rosto usando movimentos suaves de massagem ou usá-lo em várias receitas de cuidados com a pele.


Se você é novo no óleo de rosa-mosqueta, comece adicionando algumas gotas ao seu soro de pele favorito ou simplesmente aplique uma ou duas gotas nas manchas escuras e linhas finas diariamente.


Concentre nas áreas problemáticas, como linhas finas, rugas ou manchas escuras.


Lembre-se de que ele não protege contra queimaduras solares, portanto, aplique um protetor solar de boa qualidade a seguir.


Embora possa prevenir e reduzir cicatrizes de acne, não deve ser aplicado diretamente em acne ativa.


Se você tem pele propensa a acne, teste uma área primeiro para garantir que o produto não obstrua os poros, causando erupções indesejadas.


O óleo de semente de rosa-mosqueta pode ser usado no rosto e pescoço, pois é absorvido rapidamente sem deixar resíduos oleosos. Lembre-se de que você só precisa de duas a três gotas.


Uma alternativa para aliviar dores e inflamações internas é usar algumas gotas de óleo de rosa-mosqueta aplicá-lo em áreas inflamadas.


Uso Interno


Beber chá de rosa-mosqueta orgânico, que você pode encontrar em lojas de produtos naturais, é uma maneira ótima e fácil de fazer isso.


Além de antioxidante, a vitamina C é responsável pela produção de colágeno no organismo, elemento importante na estrutura dos ossos e músculos.


Relatórios indicam que o nutriente importante também auxilia na absorção adequada do ferro que produz os glóbulos vermelhos.


O chá de Rosa Mosqueta ou um suplemento são ótimas opções para manter o sistema imunológico forte e se aproveitar de todos os benefícios.



Riscos e efeitos colaterais


O óleo de Rosa Mosqueta é considerado geralmente seguro para uso tópico.


Antes de usá-lo em áreas de superfície maiores, faça um pequeno teste de remendo para garantir que você não terá uma reação adversa.


Se notar vermelhidão, ardor, coceira ou qualquer outro sinal de irritação, lave e suspenda o uso.


Embora as reações alérgicas sejam raras, preste atenção aos sinais de alergia,


Se você estiver usando-o internamente, lembre-se de que ele continua com níveis elevados de vitamina C, portanto, pessoas com anemia, pedras nos rins e diabete devem consultar seus médicos antes de usar.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Comments


Editoriais

EDITORIAL CABELO

Cabelo

conteúdo feminino

Pele

cozinha prática

Cozinha

saúde

Saúde

EDITORIAL  ESTILO

Estilo

casa decoração

Casa

bottom of page