Casa
As estações mudam e com elas as tendências vão e vem, mas assim como no vestuário há certos elementos no ‘design’ que nunca saem de moda.
Criar um visual que resista ao teste do tempo sem nunca sair de moda ou parecer antiquado pode ser muito interessante e provavelmente expressará maior requinte e sofisticação do que usar a última tendência com os dias contados.
Separamos as principais regras de ‘design’ atemporal para você.
Padrões clássicos
O uso de padrões clássicos é um dos principais elementos que tornaram seu ‘design’ atemporal logo de cara. Exemplo como damascos, botânicos, listras e xadrez estão sempre em uso.
Estampas da moda, como exemplo chevrons, estampas de animais e bem geometrias vão e vem nas tendências, uma hora em alta outra fora de moda.
Lembre-se também de que é melhor usar no máximo três padrões em uma única sala e variar a escala de todos os três. Por exemplo, tente um grande, um médio e um pequeno; uma grande e duas médias diferentes; ou um pequeno e dois médios diferentes.
Também é importante distribuir os padrões uniformemente por toda a sala. Se a maioria estiver de um lado da sala, todo o espaço parecerá desequilibrado.
Ponto focal
Criar um ponto focal principal e definido é importante em qualquer ambiente, e as salas atemporais nunca ficam sem eles.
Ter esse ponto de atração visual é importante porque é agradável aos olhos e proporciona um lugar para descansar.
Às vezes, os pontos focais ocorrem naturalmente em um ambiente, pois a própria arquitetura o coloca ali, como com peças de lareira ou grandes janelas panorâmicas.
Se seu espaço não tiver um, não se preocupe. Os pontos focais podem ser criados com arte, elementos arquitetônicos ou peças de mobiliário, como unidades de mídia e painéis.
Dê uma olhada ao redor da sala e tenha uma noção de onde seu olho naturalmente quer ir e, em seguida, crie o ponto focal nesse espaço.
Após decidir onde você quer atrair a atenção, cuide que todos os móveis estejam organizados em torno dele. É melhor ter apenas um — competir a atenção dos olhares por pontos focais é confuso para o subconsciente e se não for bem cuidadoso pode criar uma sensação de caos.
Simetria
Em um visual clássico uma das principais coisas a considerar é a simetria. É uma regra clássica o olho humano é atraído pela simetria e equilíbrio, o que significa que não importa o que aconteça com os estilos de decoração, os ambientes simétricos sempre serão agradáveis de se olhar.
A simetria pede que você dobre os itens para poder criar metades correspondentes para compor uma sala inteira.
A ideia é criar uma imagem espelhada em cada lado da sala, ou pelo menos equilibrar o que está de um lado com o que está do outro, usando mesmas alturas ou mesmos volumes.
Salas simétricas criam naturalmente uma sensação de equilíbrio, então deixe seu olho ditar onde as coisas devem ir.
Agora nem tudo tem que ser um par. Por exemplo, tendo um único ponto focal você vai querer acessórios ao redor dele em pares.
Por exemplo, você pode querer apenas um único sofá e colocar cadeiras combinando na frente (ou em ambos os lados) para criar equilíbrio.
O esquema é assim: coloque vasos, lâmpadas ou qualquer outra coisa que você gostaria de usar em ambos os lados e, em seguida, coloque um único ‘item’ no meio.
Evite tendências
A verdade é que é rara qualquer tendência durar mais do que alguns anos, praticamente têm data de validade embutida.
Um conjunto de tendências passadas não importa o que mais você coloque lá, será difícil atualizar.
Por isso que se você quer divertir-se com tendências vá em pequenas doses.
Use itens pequenos e fáceis de trocar, como almofadas e mantas ou tapetes e vasos.
Não invista muito espaço visual em algo que está na moda, como um sofá ou cortinas. Se você quer um visual atemporal, mantenha-o pequeno e sutil.
Tecnologia fora da vista
Para que um ambiente pareça atemporal, esconda a tecnologia. Isso não significa que você precisa investir em peças integradas caras, mas não coloque suas peças de mídia como ponto focal ou no centro.
A peça mais difícil de esconder sempre foi a televisão. A questão é que elas não apenas precisam ser visíveis, mas na maioria das vezes se tornam pontos focais.
O problema é que podem facilmente se tornar ultrapassadas você pode querer camuflá-la e manter seu espaço com um aspecto atemporal e clássico. Caso contrário, mantenha as coisas atualizadas o máximo possível.
Usar itens de qualidade
Pequenos ou grandes, os móveis de baixa qualidade não são apenas susceptíveis a pouca duração, alguns anos talvez, eles também darão ao seu ambiente uma qualidade geral baixa.
A primeira coisa que você pode fazer para criar um ‘design’ atemporal é usar móveis, tecidos e acessórios de boa qualidade. Lembre-se estamos almejando um resultado que não precisará ser trocado por longos anos.
Isso não quer dizer que você precisa gastar uma fortuna decorando sua casa, mas comprar a melhor qualidade que puder pagar.
Itens de alta qualidade durarão muitos anos e darão ao seu ambiente um forte senso de personalidade e propósito.
Da mesma maneira você também pode incluir peças ‘vintage’ e recicladas, mas sempre mantenha a qualidade em mente.
Seja qual for a sua preferência de cor e estilo sempre será possível decorar de forma que resulte em qualidade atemporal.
Comments