Cuidado com os fios
Tenho certeza que você já ouviu falar sobre a umectação, mas você sabia que existem pelo menos 4 tipos de umectação, e que cada uma vai dar um resultado diferente?
Podemos elencar essas 4 formas de umectação: tradicional, noturna, quente e reversa.
A umectação é a técnica que mais vai auxiliar nos cuidados dos cabelos porosos, secos ou ressecados.
O óleo é um daqueles ativos que precisam ser repostos para conquistar uma estrutura capilar equilibrada e forte.
Diferente da nutrição, na umectação o óleo é aplicado da raiz até as pontas, com isso os ativos trarão benefícios em todo o cabelo e raiz.
E como resultado da umectação, o cabelo vai ter mais brilho, diminuição de frizz, pontas seladas e mais cheias de movimento.
Além disso, dependendo de qual óleo você escolher, o cabelo terá uma ajuda na quantidade de centímetros novos, ou seja, mais crescimento.
4 FORMAS DE FAZER UMECTAÇÃO
1- Umectação tradicional
Nesta forma o óleo age por 2 horas nos cabelos secos e sujos.
Esse tempo é o suficiente para que o óleo forme uma camada de proteção no cabelo e entregue brilho, maciez e retire o frizz dos cabelos secos.
A vantagem da técnica é que não é precisa lavar os fios antes, pois o óleo só precisa ser absorvido pelo couro cabeludo e trabalhar como um pré-poo protegendo a fibra capilar dos desgastes da lavagem com shampoo.
Como fazer: divida o cabelo em machas e aplique o óleo da raiz às pontas, enluvando cada uma delas com cuidado.
Depois, deixe o produto agir por no mínimo duas horas. Na hora de retirar o óleo, pegue um shampoo de preferência sem sulfato e lave o cabelo normalmente.
2- Umectação noturna
Netas versão, óleo penetra couro cabeludo e forma uma película de proteção aos fios durante o sono
Se você não tem muito tempo para cuidar dos cabelos e quer um tratamento mais prático, que garanta bons resultados, aposte na umectação noturna.
Nessa versão, o óleo é absorvido e forma uma película durante o sono, nutrindo e tratando a raiz e os cabelos durante a noite inteira.
Como fazer: O passo a passo da umectação noturna é o mesmo da umectação tradicional.
Antes de dormir, aplique o óleo nos cabelos secos, estejam limpos ou não, enluvando e massageando mecha por mecha.
Depois, prenda os fios em um tecido de algodão, que pode ser uma camisa simples e grande, para proteger seu travesseiro da sujeita do óleo.
3- Umectação quente
O óleo é aquecido para agilizar absorção dos nutrientes.
Essa técnica de umectação é aquela que aquece o óleo capilar antes de aplicá-lo nos cabelos e assim, o produto consegue nutrir melhor a fibra capilar e ainda age de maneira mais rápida.
Por ser uma técnica que busca colocar ativos dentro do córtex capilar, o cabelo deve estar limpo, ou sem silicones e petrolatos, que impedem a penetração de qualquer ativo.
O óleo deve ser aquecido em banho-maria no fogão, a temperatura morna, para não perder suas propriedades.
Como Fazer:
Com o cabelo seco e limpo, divida-o em mechas, e comece aplicando o óleo da raiz às pontas, enluvando bem todo o comprimento e massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos, deixe o óleo agindo no cabelo por 40 minutos, depois disso, retire o produto com o método UCPE: aplique um condicionador leve, em todo o cabelo, deixe agir por cerca de 20 minutos, e depois, enxágue com bastante água.
4- Umectação reversa
A umectação reversa é perfeita para os cabelos que estão muito ressecados ou com porosidade alta, ou seja, totalmente desidratados, quebradiços e opacos.
Nela, o óleo junta-se a uma máscara de hidratação e/ou uma máscara de reconstrução, e os cabelos precisam estar limpos.
O objetivo da máscara é entregar água e nutrientes básicos aos cabelos, para depois umectar com o óleo selando todo o tratamento dentro do córtex do fio.
Como Fazer:
Lave os fios com um shampoo para remover todas as impurezas, retire o excesso de umidade dos fios, aplique a máscara de hidratação por todo o comprimento e ponta, enluvando bem cada mecha (deixe agir por 20 minutos), após, aplique o óleo em todo cabelo, por cima da máscara, da raiz as pontas (deixe agir por mais 20 minutos ou mais), e finalize enxaguando bem o cabelo com água morna ou fria.
Duas observações muito importantes, na hora de escolher qual resultado você quer para suas madeixas é que o óleo precisa ser vegetal e puro, sem adição de petrolatos, e se você estiver com os cabelos limpo, ou sem silicones e petrolatos, os chamados "proibidos", o resultado da umectação vai ser de tratamento profundo, já se seus cabelos estiverem sujos ou com resíduos de petrolatos e silicones, o resultado vai ser de pré-poo, ou seja, uma proteção dos fios.
Tenha isso em mente e aproveite todos os benefícios do óleo em suas madeixas.
Kommentare