Saúde
Certos chás são ricos em compostos que combatem a inflamação e aumentam as defesas antioxidantes do seu corpo.
O chá de ervas é consumido há quase tanto tempo quanto a história escrita se estende, documentos foram recuperados datando do antigo Egito que discutem o prazer e os usos do chá de ervas.
Também conhecido como tisana ou infusão de ervas, o chá de ervas é simplesmente a combinação de água fervente e frutas secas, flores, folhas, sementes ou raízes, frequentemente consumidos por seus efeitos físicos ou medicinais, inclusive por seu valor anti-inflamatório.
Mas o que é inflamação?
A inflamação é uma das maneiras pelas quais o corpo se protege contra danos. Ela pode ser
- Aguda é marcada por vermelhidão, dor e inchaço no local de um ferimento ou por alguma condição interna.
- Crônica é aquela que persiste no corpo ao longo do tempo. Essa inflamação constante, mesmo que baixa, é frequentemente associada aos ataques cardíacos e derrames, e outras doenças crônicas, incluindo artrite, psoríase, doenças inflamatórias intestinais e distúrbios autoimunes.
Chás com propriedades anti-inflamatórias benéficas podem apoiar o combate a esta condição como uma adição a um estilo de vida saudável
14 Chás anti-inflamatórios para apoiar sua saúde
1. Chá-verde (Camellia sinensis L.)
Os compostos que promovem a saúde no chá-verde são chamados de polifenóis, dos quais a epigalocatequina-3-galato (EGCG) é o mais potente (1).
O EGCG tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar alguns dos surtos associados às doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como a doença de Crohn e a colite ulcerativa (1, 2).
Em um estudo de 56 dias em pessoas com colite ulcerativa que não responderam à medicação convencional, o tratamento com um medicamento à base de EGCG melhorou os sintomas em 58,3%, em comparação com nenhuma melhora no grupo placebo (2).
O chá-verde também parece reduzir doenças causadas por inflamação, como doenças cardíacas, Alzheimer e até mesmo certos tipos de câncer (1).
Embora o consumo de chá-verde seja seguro para a maioria das pessoas, ele contém cafeína. Além disso, o consumo em excesso dessa bebida pode inibir a absorção de ferro (3).
Os compostos do chá-verde podem interagir com determinados medicamentos, inclusive acetaminofeno, codeína, verapamil, nadolol, tamoxifeno e bortezomibe, portanto, consulte seu médico (4).
Para preparar o chá-verde
Coloque um saquinho de chá ou folhas de chá soltas em um infusar de chá por cinco minutos. O pó de Matcha é composto de folhas de chá-verde finamente moídas, e você pode simplesmente misturar uma colher em água quente ou leite.
2. Manjericão sagrado (Ocimum sanctum)
O manjericão sagrado pode ajudar o corpo a combater o estresse emocional, ambiental e metabólico(5).
Estudos em animais e em humanos descobriram que o manjericão sagrado tem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial (6).
Os compostos também podem reduzir os níveis de ácido úrico, aliviando a dor resultante de condições inflamatórias como gota e artrite reumatoide (6).
Alguns dos compostos do manjericão santo combatem a inflamação inibindo as enzimas cox-1 e cox-2, que produzem compostos inflamatórios e desencadeiam dor, inchaço e inflamação (6).
Para prepará-lo
Use folhas soltas ou um saquinho de chá e deixe-o em infusão por cinco minutos.
3. Açafrão-da-terra (Curcuma longa)
O ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina, que reduz a inflamação e a dor ao interromper algumas das vias que levam a essa condição (7).
A cúrcuma e a curcumina foram estudadas por seus efeitos em doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, DII e doenças cardíacas. Eles também podem aliviar a dor artrítica nas articulações e a dor muscular após o exercício - ambas causadas por inflamação (7, 8, 9).
Em um estudo de 6 dias em pessoas com dor e inflamação causadas por osteoartrite, tomaram 1.500 mg de curcumina em doses divididas 3 vezes ao dia o que reduziu significativamente a dor e melhorou a função física, (8).
Outro estudo em 20 homens ativos mostrou que tomar 400 mg de curcumina reduziu a dor muscular e o dano muscular após o exercício (9).
Entretanto, esses estudos usaram grandes doses de curcumina concentrada (10)
O preparo do chá
O chá de cúrcuma, ferva 1 colher de chá de cúrcuma em pó ou raiz de cúrcuma descascada e ralada em uma panela com 2 xícaras (475 ml) de água por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe os sólidos e adicione limão ou mel a gosto.
A curcumina é melhor absorvida com um pouco de pimenta-do-reino, portanto, adicione uma pitada ao seu chá (7). Cuidado também com o teor de oxalato.
4. Gengibre (Zingiber officinale)
Mais de 50 compostos antioxidantes diferentes foram identificados no gengibre. Muitos deles minimizam a produção de citocinas, que são substâncias pró-inflamatórias em seu corpo (11).
Em um estudo de 12 semanas em pessoas com diabete, tomar 1.600 mg de gengibre por dia reduziu o açúcar no sangue em jejum, o colesterol total, os triglicerídeos e os marcadores sanguíneos inflamatórios, incluindo a proteína C-reativa (PCR) (12).
Também 1.000 mg de gengibre diariamente por 3 meses reduziu significativamente os marcadores inflamatórios em pessoas com osteoartrite (13).
Ainda assim, esses estudos usaram altas doses de gengibre, não de chá de gengibre.
Como preparar
Cozinhe 1 colher de sopa de gengibre fresco descascado ou 1 colher de chá de gengibre em pó com 2 xícaras (475 ml) de água. Coe o chá após 10 minutos e saboreie-o com limão ou mel.
5. Rosa Mosqueta (Rosa canina)
As rosáceas são usadas como medicamento fitoterápico há mais de 2.000 anos, pois são repletas de antioxidantes, incluindo betacaroteno e vitaminas C e E (14).
Os compostos fenólicos são poderosos antioxidantes anti-inflamatórios que protegem as células contra danos (15)
Estudos mostram que o pó de rosa mosqueta reduz a dor e outros sintomas relacionados à artrite reumatoide ao limitar a produção de citocinas químicas pró-inflamatórias (15).
A rosa mosqueta também contém compostos de gordura saudável, como ácidos triterpenoicos, ácido ursólico, ácido oleanólico e ácido botulínico. Eles inibem as enzimas cox-1 e cox-2, que desencadeiam a inflamação e a dor (15)
Para preparar o chá de rosa-mosqueta
Use cerca de 10 roseiras inteiras, frescas ou secas, e amasse-as ou esmigalhe-as. Misture-as com cerca de 1 1/2 xícara (355 ml) de água bem quente (não fervente) e deixe-as em infusão por 6 a 8 minutos. Coe a bebida para remover os sólidos e adicione mel, se desejar.
6. Erva-doce (Foeniculum vulgare Mill)
Alguns dos mais ativos compostos da erva-doce são o ácido cafeoilquínico, o ácido rosmarínico, a quercetina e o kaempferol(16).
Algumas pesquisas indicam que a erva-doce pode reduzir a dor, especialmente a relacionada à menstruação, o que pode ser devido a seus potentes compostos anti-inflamatórios.
Um estudo de três dias com 60 mulheres jovens demonstrou que o tratamento com 120 gramas de extrato de erva-doce por dia reduziu significativamente a dor menstrual(17).
Preparo
Despeje 1 xícara (240 ml) de água fervente sobre 2 colheres de chá de sementes de erva-doce esmagadas e deixe-as em infusão por cerca de 10 minutos. Adicione mel ou tome puro,
7.hibisco
Um estudo com 25 homens descobriu que beber 250 mililitros (mL) de chá de hibisco levou a reduções significativas nos níveis do marcador inflamatório proteína C reativa ultrassensível (CRP-US) em comparação com aqueles que beberam apenas água pura. A PCR é um marcador inflamatório frequentemente elevado em pessoas com doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide (AR). (18)
Uso
Misture-as com cerca de 1 1/2 xícara (355 ml) de água bem quente (não fervente) e deixe-as em infusão por 6 a 8 minutos. Coe a bebida para remover os sólidos e adicione mel, se desejar.
8.OOlonga
Devido à sua alta concentração de compostos anti-inflamatórios como EGCG, theaflavins, thearubigins e epigalocatequina (EGC), o chá oolong pode ajudar a proteger contra condições inflamatórias e danos celulares relacionados à inflamação.(13)
Beber chá oolong pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde relacionados à cognição, como depressão, graças aos seus efeitos protetores e anti-inflamatórios no cérebro.(11)
9. Hortelã
A hortelã-pimenta pode relaxar os músculos e diminuir a inflamação no trato gastrointestinal, o que pode aliviar os sintomas digestivos, como dor abdominal. A hortelã-pimenta também pode ser eficaz no combate à náusea e ao refluxo ácido..(14)
10. Camomila
A camomila contém uma variedade de substâncias anti-inflamatórias, incluindo apigenina e ácido ferúlico, que inibem a liberação de proteínas inflamatórias no corpo..(15)
Além de combater a inflamação, a camomila tem propriedades calmantes e tem se mostrado uma forma eficaz e natural de melhorar a qualidade do sono.(16)
Para uma bebida noturna sem cafeína, prepare um chá de camomila quente e beba-o enquanto se prepara para dormir.
11. Rooibo
O chá de rooibo é feito com as folhas da planta Aspalathus linearis. Ele contém polifenóis e flavonoides, que combatem a inflamação.(17)
Embora as pesquisas em seres humanos sejam limitadas, estudos realizados em animais sugerem que o rooibos pode diminuir a inflamação reduzindo a atividade de proteínas pró-inflamatórias e aumentando a secreção de Interleucina 10 (IL-10), uma proteína que inibe a liberação de citocinas pró-inflamatórias como o TNF-α.(18)
12. Canela
A ingestão de canela está associada a benefícios para a saúde, como a redução dos níveis de açúcar no sangue e de lipídios no sangue. Isso se deve à alta concentração de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes da especiaria, como a cumarina, o ácido cinâmico, o cinamaldeído e o eugenol.(19)
Preparo
O chá de canela pode ser feito com canela em pó ou com canela em pau.
13. Melissa
A Melissa officinalis L., comumente conhecida chá calmante, contém compostos flavonoides, como a quercetina, que comprovadamente suprimem a inflamação ao inibir a produção de proteínas inflamatórias como o TNF-α.(21)
Para aumentar ainda mais o poder de combate à inflamação do seu chá, adicione um pouco de suco de limão, que é rico em vitamina C.
14. Chá de cravo
Os cravos não só contêm propriedades anti-inflamatórias, mas estudos mostram que eles também têm propriedades anticâncer graças a um componente chamado eugenol.
Os cravos são intensamente aromáticos com uma doçura e tempero sutis, tornando-os uma adição maravilhosa a misturas de chás temperados. (22)
Dicas e precauções para quem bebe chá
Preparar apenas uma xícara é melhor para garantir maiores benefícios.
Ao preparar uma xícara de chá fresco, use folhas soltas em vez de um saquinho de chá, se possível. Um estudo sobre antioxidantes no chá constatou que os chás de folhas soltas tendem a conter mais antioxidantes anti-inflamatórios do que os saquinhos de chá (18).
O mesmo estudo observou que, ao deixar o chá em infusão, 5 minutos são suficientes para extrair de 80 a 90% de seu conteúdo antioxidante. Um tempo maior de infusão não extrai muito mais (18).
Seja criativo e combine diferentes chás e outras ervas anti-inflamatórias. Muitos desses ingredientes trabalham juntos para proporcionar ainda mais benefícios à saúde (19).
Não se esqueça de que os chás são feitos de plantas, que podem estragar ou perder sua potência com o tempo. Sempre use ingredientes frescos.
Algumas das plantas são fáceis de cultivar em casa.
Tenha cuidado com a qualidade e a quantidade do chá
Há algumas preocupações a serem consideradas.
Algumas plantas de chá são tratadas com pesticidas e herbicidas, portanto, tente escolher variedades de alta qualidade, orgânicas ou sem pesticidas. (20).
Além disso, os chás devem ser armazenados em um recipiente hermético em um local escuro e seco. Se não forem armazenados adequadamente, eles podem abrigar micotoxinas, um subproduto nocivo de um fungo que pode crescer em alguns alimentos e foi encontrado no chá (21 ).
Alguns chás podem interagir com medicamentos, suplementos ou ervas se forem consumidos em abundante. Consulte seu médico se tiver dúvidas sobre possíveis interações (4).
Outro fator a considerar é a quantidade de oxalato da erva, se sua alimentação é rica em vegetais ricos em oxalatos você deve evitar os chá-preto, verde e Oolong
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Informações baseadas nos estudos linkados e artigos publicados em revistas científicas e nas seguintes mídias: Science direct, Medical News Today, Health Life e outras fontes médicas internacionais
Comments