Saúde
Um antigo remédio fitoterápico que as pessoas usam para uma série de doenças, incluindo artrite, diabete, tosse, resfriados e náuseas e perda de peso.
Chá de gengibre é uma combinação de raiz de gengibre e água fervente usada na Medicina Tradicional Chinesa há séculos.
O gengibre é nativo da Ásia e pertence à família de plantas Zingiberaceae, e as pessoas normalmente usam sua raiz ou caule comestível.
Costumam usá-lo para tratar tosse e gripe, entre outras doenças. Tradicionalmente, ele tem sido usado de várias formas, incluindo (2)
Fresco
Em pó seco
Extrato
Os óleos e compostos responsáveis pelo aroma característico e pelo sabor picante do gengibre constituem cerca de 1–4% da raiz do gengibre.
Dois desses compostos - gingeróis e shogaóis são considerados os principais componentes bioativos do gengibre.
11 Benefícios do chá de gengibre para a saúde + Receita Adrak chai
1. Pode proporcionar alívio do enjoo em viagens
Um estudo realizado em 1988 com 80 cadetes navais não acostumados a navegar em mares agitados determinou que aqueles que receberam 1 grama de gengibre em pó relataram redução de vômitos e suor frio.
Embora os pesquisadores não entendam exatamente como o gengibre funciona, alguns sugeriram que certos compostos do gengibre bloqueiam um receptor cerebral que tem um papel fundamental no centro de vômito do cérebro.(3) Entretanto, as pesquisas atuais são limitadas ( 4)
2. Aliviar a náusea matinais ou da quimioterapia
O gingeróis do gengibre podem ajudar a aliviar a náusea causada pela gravidez, quimioterapia ou cirurgia.
Pesquisadores sugerem que o gengibre pode ser uma alternativa eficaz e barata aos medicamentos anti náusea tradicionais em pessoas grávidas ou submetidas à quimioterapia e que não podem tomar medicamentos convencionais. (5)
Um estudo realizado com 92 mulheres descobriu que o gengibre era mais eficaz do que um medicamento padrão na prevenção de náuseas e vômitos pós-operatórios causados pela anestesia geral.(6, 7)
Certifique-se de consultar um profissional de saúde antes de usar o gengibre após a cirurgia. Ele pode interferir na coagulação sanguínea, embora sejam necessárias mais investigações para aprofundar o assunto. (8 )
3. Ajudar a controlar a pressão arterial e apoiar a saúde do coração
Pesquisas sugerem que o consumo de gengibre em doses diárias de 2 a 6 gramas pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas (10)
O gengibre pode fazer isso
redução da pressão arterial
ajuda a prevenir ataques cardíacos
ajuda a prevenir coágulos sanguíneos
aliviar a azia
redução do colesterol
melhora da circulação sanguínea
4. Controlar o peso e os níveis de açúcar no sangue
Muitas pesquisas mostram que o consumo de gengibre tem efeitos benéficos no controle do peso e do açúcar no sangue.
As pesquisas sugerem que o gengibre pode ajudar a controlar o peso corporal:
aumentando a termogênese - a produção de calor pelo corpo - que ajuda a queimar gordura
aumentando a decomposição de gorduras para obter energia
inibindo o armazenamento de gordura
inibindo a absorção de gordura
ajuda a controlar o apetite
Além disso, o gengibre pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabete tipo 2 e obesidade reduzindo os níveis de insulina em jejum, a hemoglobina A1C e os triglicerídeos. A hemoglobina A1C é uma indicação de seus níveis de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. .(11, 12, 13)
5. Aliviar a dor e a inflamação
As pessoas usam o gengibre para tratar inflamações há séculos. Os compostos do gengibre chamados gingerol e shogaol ajudam a reduzir a produção de marcadores pró-inflamatórios. (13 )
As pessoas têm estudado o gengibre especialmente por seu efeito no alívio da dor da osteoartrite do joelho (14).
O chá de gengibre também pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais se for tomado no início da menstruação. Pesquisas mostram que ele pode ser tão ou mais eficaz do que os medicamentos de venda livre para alívio da dor. (15)
6. Propriedades de combate ao câncer
Estudos demonstraram que o gengibre pode ajudar a prevenir o câncer principalmente devido ao seu conteúdo de gingerol e shogaol.(17)
Estudos em tubos de ensaio mostraram que o gingerol e o shogaol podem contribuir para as propriedades de combate ao câncer do gengibre, causando a morte celular e impedindo a multiplicação e o crescimento das células cancerígenas..(18)
Outros estudos em tubos de ensaio mostraram que o gengibre pode afetar vários tipos diferentes de células cancerígenas, incluindo os cânceres de pâncreas, cólon, colorretal, ovário, próstata e pulmão.(19)
7. Proteger seu cérebro
Os cientistas estudaram os efeitos protetores do gengibre contra o estresse oxidativo e a inflamação dois fatores que desempenham um papel decisivo no desenvolvimento de doenças degenerativas do cérebro, como o mal de Alzheimer.(19)
Estudos em animais mostram que o gingerol e o shogaol podem oferecer proteção contra o declínio das funções cerebrais associado a idade devido às suas propriedades antioxidantes.(20)
Estudos em tubos de ensaio também sugerem que o extrato de gengibre pode aumentar a sobrevivência das células contra a beta-amiloide - uma proteína intimamente relacionada à doença de Alzheimer que pode induzir toxicidade nas células cerebrais.(21)
8. Anti-envelhecimento
O chá de gengibre pode fazer ajudar no processo de envelhecimento. Uma revisão de 2019 entre a relação entre o gengibre e o envelhecimento e doenças degenerativas. Os pesquisadores concluíram que os compostos antioxidantes no gengibre podem reduzir a inflamação que leva a certas condições degenerativas. (67)
9. Propriedades antibacterianas
Estudo [69] descobriu que o extrato de gengibre exibe atividades antibacterianas contra bactérias Gram-positivas, incluindo Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes [69].
Esse resultado foi apoiado por outro estudo que observou um extrato de gengibre etanólico contra Escherichia coli e Salmonella typhi [59]. O gengibre também exibiu efeitos antibacterianos contra Enterococcus faecalis [70] com óleo de gengibre
Outro estudo realizado.o gengibre inibiu efetivamente o crescimento de Pseudomonas aeruginosa, [56]
10. Propriedades antioxidantes
Além disso, o gengibre também é uma boa fonte de antioxidantes. Propriedades antioxidantes do gengibre também foram comprovadas para reduzir a resistência à insulina no diabete, aumentando a atividade de transporte de glicose e melhorando a tolerância à glicose.(66, 67, 71,72, 73 )
Outro estudo descobriu que o gengibre pode atuar como um agente antidiabético, diminuindo o colesterol, a glicose sérica e o triacilglicerol. Em ratos diabéticos, o gengibre demonstrou reduzir os níveis de proteína na urina e causar hipoglicemia, hipocolesterolemia e hipolipidemia [64].
11. Propriedades anti-inflamatórias
O gengibre tem sido relatado como um agente anti-inflamatório, e diminuindo a produção de fatores inflamatórios [55, 74]. Este achado foi apoiado por outro estudo que mencionou que o gengibre tem a capacidade de reduzir os níveis de αproteína TNF--C-reativa em pacientes com diabete [73].
O extrato de gengibre pode atuar sinergicamente com terapia anti tuberculose. [75].
Riscos
O gengibre é geralmente reconhecido como seguro consumir até 4 gramas de gengibre por dia.
Embora não haja consenso sobre a dosagem correta de gengibre, os estudos recomendam uma dose diária segura de 1.000 mg de gengibre fresco.(24)
Isso equivale a 1 colher de chá (5 mL) de extrato de gengibre ralado na hora, 0,4 colher de chá (2 mL) de extrato de gengibre líquido, 4 xícaras (946 mL) de chá de gengibre pré-embalado ou 2 colheres de chá (10 mL) de xarope de gengibre (.25 )
Observe que o chá de gengibre é provavelmente menos concentrado do que essas formas de gengibre. Portanto, embora o consumo de chá de gengibre possa ter efeitos colaterais, é improvável que você os experimente se tomar apenas uma ou duas xícaras.
Se sentir efeitos colaterais ao tomar chá de gengibre, pare imediatamente de tomá-lo, normalmente a maioria dos relatos são gases, inchaço, náusea e azia ou refluxo. Outros sintomas relatados incluem diarreia e dor abdominal.
Atenção
Como o gengibre pode reduzir a pressão arterial e ter um efeito de afinamento do sangue, as pessoas que tomam anticoagulantes ou medicamentos para pressão arterial devem consultar um profissional de saúde antes de consumir gengibre em excesso
Como preparar chá de gengibre
Lave e descasque o um pedaço de 1 cm ( para um chá suave) de gengibre, corte-o em alguns pedaços e coloque as fatias no fundo, de uma caneca resistente ao calor. Em seguida, despeje água fervente sobre o gengibre e deixe por até 10 minutos. Coe as fatias de gengibre, adicione mel ou suco de limão, se desejar.
Esta receita básica de chá de gengibre é um ponto de partida para outras variações de sabor ou intensificar com pedaço maior. Se o sabor for muito forte, adicione mais água quente para diluí-lo.
Outra receita antiga é feito fervendo-se a raiz descascada no leite, na índia é chamado de Adrak chai .
Receita Adrak chai
Adicione 1 xícara de água uma panela média e mantenha em fogo médio-alto.
Adicione chá-preto e fatias de gengibre fresco e deixe ferver completamente até que a mistura adquira gradualmente uma cor marrom-avermelhada intensa.
Reduza o fogo e deixe cozinhar por 2 minutos.
Adicione 1 xícara de leite e deixe o chá ferver completamente em fogo médio-alto. Desligue o fogo ou deixe ferver em fogo baixo por mais 2 minutos. Mais tempo de fervura deixará o chá mais forte.
Usando um coador, filtre o chá em 2 xícaras. Adicione açúcar, mel ou adoçante de sua escolha. Aproveite quente!
Conteúdo de cafeína no chá de gengibre
O chá de gengibre puro não contém cafeína. No entanto, verifique o rótulo se estiver usando um saco de chá de gengibre pré-fabricado, podem conter misturas. No caso do Adrak chai o chá-preto adiciona cafeína.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
コメント