Saúde
O que não falta é propaganda de chás que emagrecem por aí.
Mas será que funcionam?
Tem alguma evidência?
Bem, fizemos nossa lição de casa e selecionamos os chás que realmente apresentam evidência cientifica de efeito emagrecedor.
Bebidas aromáticas populares que contêm compostos benéficos para saúde como flavonas e catequinas, alguns chás podem auxiliar na perda de peso e gordura, e inclusive pode promover a redução do risco de doenças cardíacas e câncer (2, 3).
10 chás para perder peso
1. Chá verde para perder peso
O chá verde é um dos chás mais eficazes para perder peso e há evidências suficientes que o ligame à diminuição do peso e da gordura corporal.
Uma revisão de 11 estudos observou que o chá verde pode ajudar a reduzir o peso corporal, o índice de massa corporal e a gordura abdominal em pessoas com diabete tipo 2 (4).
Os efeitos benéficos do chá verde já aparecem em doses inferiores a 800 miligramas (mg) por dia com duração de 8 semanas ou mais (4).
Atribui-se as catequinas, que são antioxidantes naturais encontrados no chá verde, o poder de ajudar a aumentar o metabolismo e a queima de gordura, resultando na perda de peso (5).
Este mesmo efeito também se aplica ao matcha, um tipo de chá verde em pó altamente concentrado (6).
2. Chá Puerh para perder peso
Chá puerh é um tipo de chá preto chinês fermentado.
Alguns estudos em animais mostraram que o chá puerh pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue e regular o metabolismo dos ácidos graxos (7, 8).
Um estudo descobriu que o consumo diário de chá puerh estava associado a reduções no peso corporal, IMC, triglicerídeos e níveis de colesterol (9).
Em outro estudo (10), após consumir 3 g/dia houve perda de peso significativa. A perda de gordura foi observada nos braços, pernas e região quadril/barriga, bem como na massa gorda total.
3. Chá preto para perder peso
O chá preto é um tipo de chá que sofreu mais oxidação do que os chás verde, branco ou oolong.
A oxidação é uma reação química que ocorre quando as folhas do chá são expostas ao ar, resultando no escurecimento (11).
Um estudo com 111 pessoas descobriu que beber 3 xícaras de chá preto todos os dias durante 3 meses aumentou significativamente a perda de peso e reduziu a circunferência da cintura, em comparação com beber uma bebida de controle compatível com cafeína (12).
A perda de peso é atribuída ao seu alto teor de polifenóis e flavonas, um tipo de pigmento vegetal com propriedades antioxidantes.
Acredita-se que esses compostos promovam a perda de peso, reduzindo a absorção de calorias, promovendo o metabolismo da gordura e diminuindo o estresse oxidativo (13).
Um estudo mais antigo acompanhou 4.280 adultos com mais de 14 anos. Descobriu-se que aqueles com maior ingestão de flavonas experimentaram um aumento menor no índice de massa corpórea do que aqueles com menor ingestão de flavonas (14).
No entanto, chá preto tem o maior teor de cafeína, e isso pode ser problemático para pessoas que têm sensibilidade ao composto energizante, podendo ocasionar sintomas como náusea, nervosismo, tremores, dor de cabeça e insônia
4. Chá Oolong para perder peso
O chá Oolong é um chá tradicional chinês que foi parcialmente oxidado, esta entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação e cor.
Em um estudo mais antigo, 102 pessoas com sobrepeso ou obesidade beberam chá oolong todos os dias durante 6 semanas, que ajudou reduzir o peso corporal e a gordura corporal. Pela melhora do metabolismo da gordura no corpo (15).
Outro estudo descobriu que beber chá oolong duas vezes ao dia durante 14 dias aumentou a queima de gordura em 20%, o que pode levar à perda de peso (16).
Os efeitos colaterais do chá oolong são associados aos da cafeína, como batimento cardíaco acelerado, insônia, dores de cabeça, náuseas, aumento do fluxo de urina e palpitações.
5. Chá branco para perder peso
O chá branco se destaca entre os demais tipos de chá do gênero por ser minimamente processado e colhido enquanto a planta ainda é jovem.
Tem um sabor sutil, delicado e ligeiramente adocicado. Os benefícios do chá branco são bem estudados e variam desde a melhoria da saúde bucal até a morte de células cancerígenas em alguns estudos em tubos de ensaio (17, 18)
Estudos mostram que o chá branco é rico em catequinas, o que pode ajudar a aumentar a perda de peso (5, 19).
Além disso, um estudo em animais mostrou que o extrato de chá branco pode reduzir o ganho de gordura em ratos com uma dieta rica em gordura, aumentando o metabolismo, aumentando a degradação das células de gordura e prevenindo a formação de novas (20).
Para pessoas especialmente sensíveis podem sentir agitação excessiva, tremores, insônia, irritabilidade.
6. Chá de rooibos para perder peso
Um estudo sugere que o chá de rooibos também pode ajudar na perda ou controle de peso, aumentando os níveis de leptina. Esse hormônio envia sinais ao cérebro que podem suprimir a sensação de fome e regular a ingestão de alimentos. Também descobriu que o chá rooibos estimulava o metabolismo e limitava a formação de novas células de gordura.
Na verdade, um estudo em tubo de ensaio de 2014 mostrou que o chá rooibos aumentou o metabolismo da gordura e ajudou a bloquear a formação de células de gordura (22).
No entanto, são necessários mais estudos em humanos para investigar os efeitos de chás de ervas como o rooibos na perda de peso.
7. Chá de camomila para perder peso
O chá de camomila contém flavonoides e é um remédio natural para uma ampla gama de problemas de saúde.
Para a maioria das pessoas, o chá de camomila é seguro e bem tolerado. No entanto, é aconselhável mulheres grávidas ou com alérgicos evitem o chá de camomila.
Alguns estudos descobriram que o chá de camomila pode reduzir o açúcar no sangue ( 23)
pode melhorar os perfis glicêmico e lipídico e os níveis de estresse oxidativo
Embora possa ser um complemento útil aos tratamentos existentes, não pode substituir os tratamentos recomendados por um médico.
8. Chá de hibisco para perder peso
Um chá ácido e picante, oferece catequinas e demonstrou ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol
Um estudo em animais descobriu que altas doses de chá de hibisco reduziram o índice de massa corporal, protegendo contra a obesidade e o estresse oxidativo em ratos alimentados com uma dieta rica em açúcar (21).
Uma revisão e estudos em animais e humanos, sugere que o extrato de hibisco se mostra promissor no tratamento da pressão alta e do colesterol alto, embora os autores sejam necessários mais pesquisas antes que as recomendações possam ser feitas.
Em um estudo, adultos com sobrepeso ou obesidade que tomaram extrato de hibisco por 12 semanas reduziram o peso corporal, o índice de massa corporal, a gordura corporal e a relação quadril-cintura, em comparação com um grupo de controle.
Outro estudo relatou resultados semelhantes ao alimentar ratos obesos com extrato de hibisco por 60 dias, embora estudos de duração semelhante
9. Chá de limão para perder peso
Os limões contêm um composto natural chamado hesperidina, que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuindo o risco de diabete. Além disso, o ácido cítrico dos limões retarda a conversão do amido em açúcar, ajudando a reduzir os picos de açúcar no sangue e auxiliando no controle do peso.
Estudos descobriram que os flavonoides do limão também ajudam a reduzir a pressão arterial.
O limoneno, um produto químico encontrado nas cascas de frutas cítricas e em outras plantas, é usado para obesidade, câncer e bronquite, mas as evidências científicas ainda são limitadas.
Cuidado m altas concentrações, o ácido do suco de limão pode desgastar o esmalte dos dentes e causar cáries. Certifique-se de adicionar água suficiente ao chá de limão para diluir a acidez.
10.Chá Gengibre para perder peso
Textos antigos da Índia, China e Oriente Médio mencionam o gengibre e suas qualidades medicinais
Uma revisão científica sobre gengibre descobriu que pode ajudar reduzir o peso corporal, a relação cintura-quadril e a relação quadril. Também mostrou melhora nos níveis de glicose no sangue e no perfil lipídico ( 10 ).
Um estudo conduzido pela Universidade de Columbia e pelo Centro de Pesquisa em Nutrição em Obesidade de Nova York descobriu que beber uma mistura de gengibre em pó e água quente ajuda a induzir a termogênese (aumenta o calor corporal). Isto promove saciedade e é, portanto, eficaz para perda de peso ( 11 ).
Um estudo foi realizado no Japão em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, descobriu-se que o gengibre previne o armazenamento de gordura no corpo, prevenindo a obesidade ( 12).
O chá de gengibre costuma ser feito com outras especiarias e ingredientes como açafrão e capim-limão, por exemplo, para melhor saborear.
A curcumina da cúrcuma pode reduzir significativamente o índice de massa corporal (IMC), o peso, a circunferência da cintura e os níveis de leptina. Além disso, tem sido associada a um aumento nos níveis de adiponectina, uma melhoria da saúde metabólica ( 5 ).
Preparação de chá de gengibre puro
Ingredientes:
Gengibre seco em pó: ½-1 colher de chá OU Raiz de gengibre: pedaço de 5 cm de comprimento, descascado e ralado finamente
Água: 250ml
Mel ou açúcar mascavo: a gosto (opcional)
Como preparar:
Ferver água.
Adicione o pó de gengibre e deixe ferver.
Abaixe o fogo e deixe ferver por 2 minutos.
Coe o chá.
Adicione um pouco de mel ou açúcar mascavo, se desejar.
Servir quente.
Conclusão
Usar chás como estratégia para acelerar perda de peso é um passo importante, mas precisamos ter consciência que não existe fórmula mágica. Beber chá pode ajudar a melhorar a hidratação e aumentar o metabolismo, mas para um controle efetivo de peso sustentável é necessário fazer mudanças na dieta e no estilo de vida.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments