Capitulo 1 - O equilíbrio nas proporções - linhas divergentes e convergentes
Como alongar a silhueta (parecer mais alta e mais magra do que realmente é)
Já falamos da importância em alcançar o equilíbrio nas proporções. Neste capitulo vamos avançar mais um pouco e ver como funcionam as técnicas de ilusão de ótica para dar a aparência de maior ou menor , mais alto ou mais baixo.
Veja a figura abaixo 1 e 2
Os segmentos centrais em ambas as ilustrações são exatamente do mesmo tamanho, mas não parecem ser.
A linha à direita parece ser mais longa por causa das linhas estendidas em cada extremidade. Seu olho é instintivamente desenhado para seguir a direção das linhas.
A linha à esquerda parece mais curta por causa da direção oposta das setas em cada extremidade. O olho é atraído para dentro, em vez de para fora, fazendo com que a linha central pareça mais curta do que realmente é.
Todas as formas de linhas verticais são iguais?
Veja a figura abaixo novamente
Dependendo de como elas terminam ela terá uma percepção de tamanho visual, mas, na verdade, todos os seguimentos centrais são do mesmo tamanho
Quando a linha vertical continua para cima em ambos os lados, assim como na ilusão de Mueller-Lyer consegue alongar a percepção do tamanho .
E o que isso tem a ver com roupas ? Pense em camisas abotoadas de gola aberta, decotes em V, lenços de seda longos e finos no pescoço, colares longos e assim por diante. Essas linhas automaticamente fazem uma pessoa parecer mais longa e mais magra. Também explica porque os decotes em V são universalmente alongadores.
Veja os exemplos de aplicação dessa ilusão