Dieta carnívora
Dieta 0 carboidrato
O que é a dieta carnívora?
Na dieta carnívora você não ingere carboidratos, apenas produtos de origem animal, como carne bovina, frango, porco, peixe e ovos.
A ideia é cortar todos os carboidratos para seu corpo queimar gordura para obter energia e assim perder peso. Outras defesas dessa dieta são:
1- que ela pode combater a inflamação,
2-diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabete e
3-melhorar a saúde mental.
A dieta carnívora corta todas as frutas, vegetais, bem como todas as leguminosas, grãos, nozes, sementes e todos os carboidratos.
A dieta carnívora é semelhante às dietas cetogênica (keto) e Atkins. A diferença é que as dietas cetogênica e Atkins limitam apenas os carboidratos.
Comer uma dieta sem carboidratos não é uma ideia nova. O cirurgião militar escocês John Rollo, MD, usou pela primeira vez uma dieta somente de carne para tratar pacientes com diabete no final dos anos 1700. Cortar carboidratos ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue de seus pacientes.
O ex-cirurgião ortopédico Shawn Baker, MD, popularizou essa forma de alimentação com o lançamento de seu livro de 2019, The Carnivore Diet.
Como funciona a dieta carnívora?
Carboidratos são a principal fonte de energia do seu corpo. Quando você come carboidratos, seu corpo os transforma em açúcar (glicose) para usar como energia. A glicose extra é então armazenada em seus músculos e fígado. Depois disso, seu corpo converte qualquer glicose extra em gordura.
Quando você não come carboidratos, seu corpo transforma gordura em cetonas para usar como energia. O criador da dieta carnívora afirma que, ao cortar carboidratos, você acelerará a queima de gordura e a perda de peso e não sentirá fome. Ele também diz que uma dieta sem carboidratos melhorará o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabete tipo 2. E como você corta alimentos inflamatórios como batatas fritas, donuts e macarrão, essa dieta também deve reduzir a inflamação.
É importante notar que cada um responde de forma diferente aos planos de dieta. Converse com seu médico antes de começar qualquer dieta nova, especialmente faça exames regulares para avaliação.
Como começar a dieta carnívora?
Esta dieta não requer muito trabalho de preparação além de compras de supermercado. Para começar, você pode querer livrar sua despensa e geladeira de quaisquer alimentos que contenham carboidratos, para que você não fique tentado a comê-los. Então faça uma lista de compras. Você fará a maioria das suas compras nas seções de carnes, aves e frutos-do-mar do supermercado, já que esses são os únicos alimentos que você pode comer na dieta carnívora.
Quais são os Alimentos da dieta carnívora
Somente alimentos de origem animal, como carne, frango e peixe, compõem toda a dieta carnívora.
A lista de alimentos aprovados é curta porque inclui apenas produtos de origem animal.
1-Você pode comer carne vermelha grelhados, cozidos e assado de carne.
2- Frango, cordeiro e porco também são permitidos.
3- Peixes como salmão e truta, e
4- Frutos-do-mar como ostras e marisco-pedra (massunim, sarnambi ou berbigão) estão na lista.
5- Vísceras como fígado e rabo de boi, sinta-se à vontade para comê-los também.
6-Ovos são permitidos em pequenas quantidades.
Para cozinhar seus alimentos, você usará manteiga, sebo gordo ou ghee (um tipo de manteiga clarificada). Temperos são a única parte da dieta que permite alguma variedade. Temperos como sal, pimenta, pasta de pimenta, cominho, páprica e alho são todos permitidos.
Alimentos a evitar na dieta carnívora
Qualquer alimento que não seja de origem animal está fora da mesa. Você não pode comer frutas, vegetais, grãos, leguminosas, nozes ou sementes.
Também evite tipos de carne processadas, uma vez que contem aditivos químicos.
Você pode comer queijo em uma dieta carnívora?
Sim. Esta dieta permite queijo, assim como outros laticínios como leite e iogurte. Você deve limitar esses alimentos, no entanto, devido a seus efeitos na inflamação.